A área desmatada da Amazônia em julho atingiu uma área total de 2.254,8 km². Isso equivale a mais de um terço de todo o volume desmatado nos últimos 12 meses, entre agosto de 2018 e julho de 2019, período em que o volume total do desmatamento chegou a 6.833 km². O volume é 278% maior que o verificado em julho de 2018, quando foram registrados 596,6 km² de desmatamento.
Os dados são do Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (Deter), ferramenta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que fiscaliza ações de desmatamento. O volume de 6.833 km² verificado entre agosto de 2018 a julho de 2019 supera em 33% o desmatamento medido nos 12 meses anteriores.
Disponível em: acesso em 12 set. 2019.
De acordo com o contexto apresentado, responda:
a. Explique com suas palavras o que são variáveis qualitativas e posteriormente esclareça o que são variáveis qualitativas ordinais citando dois exemplos contidos no texto (se não houver, crie conforme o contexto) e o que são variáveis qualitativas nominais apresentando também dois exemplos contidos no texto (se não houver, crie conforme o contexto).
Agora explique também com suas palavras o que são variáveis quantitativas e posteriormente esclareça o que são variáveis quantitativas contínuas citando dois exemplos contidos no texto. Explique o que são variáveis quantitativas discretas citando dois exemplos contidos no texto (se não houver, crie conforme o contexto). (pontuação 50%)
b. Segundo o IBGE: acesso em 09 set. 2019,
"A Amazônia Legal corresponde à área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia - SUDAM delimitada no Art. 2o da Lei Complementar n. 124, de 03.01.2007. A região é composta pelos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso, bem como pelos Municípios do Estado do Maranhão situados ao oeste do Meridiano 44º. Possui uma superfície aproximada de 5 217 423 km², correspondente a cerca de 61% do território brasileiro."
Agora faça uma pesquisa, citando a fonte, para encontrar o percentual e calcule a área do Estado do Maranhão que pertence a “Amazônia Legal.
Em seguida, escreva qual a técnica de amostragem você utilizou? Justifique sua resposta. (pontuação 50%)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
a) As variáveis Qualitativas são aquelas que não podem ser operadas algebricamente.
Exemplo de Qualitativa Ordinal: o grau de queimadas na amazônia ; O volume de 6.833 km² verificado entre agosto de 2018 a julho de 2019 supera em 33% o desmatamento medido nos 12 meses anteriores.
Exemplo de Qualitativa Nominal: Total de área que foi desmatada e o total de área que não foi desmatada; Áreas desmatadas com propriedades minerais e vegetais.
As variáveis Quantitativas são aquelas que são descritas com números.
Exemplo de Quantitativa Contínua: Volume de área desmatada nos últimos meses; Os dados do Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal coletados em Tempo Real.
Exemplo de Quantitativa Discreta: O número de área que foram desmatadas na Amazônia por dia; O número de pessoas que foram afetadas devido a queima na Amazônia
b) Para encontrarmos a área do maranhão que pertence a "Amazônia Legal",temos que pegar a área total do Maranhão e multiplicar pela área da Amazônia Legal dentro do Maranhão, que vai dat aproximadamente 81.000 km². Essa é uma conta simples, basicamente uma regra de três, e é considerada uma amostragem proporcional estratificada.