A aprendizagem consiste na capacidade do sujeito em processar, armazenar e utilizar uma determinada informação. Esse processo ocorre a partir de estruturas biológicas localizadas no sistema nervoso, em que os neurônios são as células responsáveis pelo aprendizado. O professor que compreende os processos neurais relacionados à aprendizagem é capaz de propiciar os elementos e recursos para que os alunos consigam visualizar, tridimensionalizar e operacionalizar o conteúdo lecionado, abarcando uma “tríade da sala de aula”. Elaborado pelo autor, 2022. Sobre tais aspectos, analise as situações a seguir e considere (V) para verdadeiro e (F) para falso: I. A professora Sofia, ao trabalhar um novo conteúdo, seleciona recursos didáticos e busca apresentar meios para que o estudante consiga identificar e reconhecer o conteúdo sob diferentes perspectivas, trabalhando, assim, com o tridimensionalizar. II. O professor Paulo, em suas aulas, trabalha o conteúdo sob diferentes abordagens e finaliza propondo uma atividade prática, o que configura o tridimensionalizar e o operacionalizar. III. A professora Ester, ao abordar o conteúdo em sala de aula, busca oferecer condições para que o estudante consiga criar uma imagem mental do conteúdo a partir de diferentes perspectivas de análise. Nesse caso, a professora Ester enfatiza o operacionalizar. IV. O professor José oportuniza situações para que os alunos possam criar uma imagem mental do conteúdo para, então, analisá-lo sob diferentes perspectivas. Por fim, promove uma atividade prática para exercitar o conteúdo trabalhado. Dessa forma, o professor José trabalha a tríade visualizar, tridimensionalizar e operacionalizar. As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F, V.
Alternativa 2:
F, V, F, V.
Alternativa 3:
V, F, V, F.
Alternativa 4:
V, V, V, V.
Alternativa 5:
V, F, F, F.
Soluções para a tarefa
Em relação a aprendizagem é possível definir que todas as alternativas estão corretas, portanto, V - V - V - V. A neurociência auxilia de diversas maneiras a educação, sendo que ela ajuda os professores a entenderem o caminho da aprendizagem.
Refletindo sobre a neurociência na educação
Os neurônios são as células nervosas que encaminham o impulso nervoso para o lugar correto no cérebro, levando em consideração que alguns desses impulsos vão atingir diversas áreas cerebrais.
Se formos destacar a alfabetização podemos exemplificar das seguintes formas: o educando, através do olho vê a palavra, onde a mesma é conduzida até a chamada caixa de letras, desvendada vai despertar a memória a fim de reconhecer o significa aquela palavra. São vários caminhos que o impulso percorre para realizar as conexões de modo perfeito.
Esse processo necessita ser reconhecido pelo professor, pois é através dele que o aluno vai aprimorar o conhecimento e suas faculdades mentais.
O que o professor pode fazer para motivar mais conexões?
O professor poderá desenvolver algumas atividades a fim de motivar novas conexões, como:
- incentivar a leitura;
- realizar atividades de caça palavras;
- jogos que desenvolvam a memória;
- palavras cruzadas;
- utilizar canções com outras nacionalidades.
Vale destacar que a leitura é um dos melhores exercícios que visam motivar o sistema cerebral.
Quer saber mais sobre neurociência na educação: https://brainly.com.br/tarefa/51228908