A Antropologia pode ser entendida como a ciência que provoca uma modificação do olhar. O olhar antropológico pode modificar nossa percepção sobre os “outros”, os “diferentes”. Olhar sobre os outros que se volta para nós mesmos quando nos entendemos como integrantes de uma cultura dada, específica, assim como todos os “diferentes” também o são. Olhe e analise antropologicamente a tirinha abaixo
Agora, tendo como referência esse “olhar antropológico” sobre o mundo, marque a única afirmativa que pode ser corretamente associada à tirinha acima.
Escolha uma opção:
(a) A diferença entre Abóbora e Jerimum está na língua portuguesa oficial que reconhece Jerimum como a forma culta.
(b) Abóbora é a maneira de falar própria dos nordestinos sobre o Jerimum conhecido no Sudeste do Brasil.
(c) Em um mundo de constante globalização que derruba as culturas locais é preciso se afirmar os separatismos regionais.
(d) Doce de Abóbora e doce de Jerimum são diferentes maneiras regionais no Brasil de falar do mesmo doce.
(e) A diferença entre Abóbora e Jerimum está na língua portuguesa oficial que reconhece Abóbora como a forma culta.
Soluções para a tarefa
A resposta é letra "D": Doce de Abóbora e doce de Jerimum são maneiras regionais no Brasil de falar do mesmo doce.
Entendendo a variação linguística pela antropologia
A antropologia, como mostrado no enunciado da pergunta, nos faz perceber os outros a partir de nós mesmos. Dessa maneira, é importante entender a variação linguística de cada região do Brasil sem julgamentos e preconceitos. Cada região desenvolveu sua maneira de usar a língua e a linguagem e não há maneira "correta" e maneira "incorreta" de falar.
Há sim o que dita a gramática normativa, porém, ela não retrata a realidade e a diversidade do Brasil. Desta forma, não se deve utilizar da gramática normativa para praticar o que Carlos Magno chama de "preconceito linguístico".
Entenda mais de variação linguística aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/5839074
#SPJ1