A alimentação do ser humano deve ser compreendida como um ato social relacionado à cultura de um povo, e não somente como algo que atenda às necessidades biológicas das pessoas. Uma refeição envolve, além dos aspectos nutricionais, crenças e memórias herdadas e compartilhadas. Uma das formas de percebermos os aspectos culturais que envolvem a alimentação está na identificação de plantas nativas que foram domesticadas há tempos e ainda estão incorporadas em nossa dieta.
Nesse sentido, observe o mapa abaixo.
a) Complete a tabela indicando os alimentos nativos da região ocupada pelos astecas e pelos maias (Mesoamérica) e pelos incas (Andes).
b) O desenvolvimento da agricultura foi possível, entre outros fatores, em razão da forma como os povos conseguiram lidar com a natureza, tirando proveito daquilo que lhe era oferecido ou buscando soluções para superar as dificuldades naturais da região que ocupavam. Sendo assim, responda:
– Que técnica os astecas desenvolveram para aproveitar as áreas próximas aos lagos para a agricultura?
– Qual é a técnica usada pelos maias para garantir o abastecimento de água nos períodos de seca?
– Qual é a técnica utilizada pelos incas para cultivar em áreas montanhosas, nos terrenos íngremes?
c) Retome a questão 4 da abertura do Módulo e, consultando o mapa “Culturas agrícolas originais da América”, identifique seus erros e acertos.
d) Provavelmente alguns alimentos originários do desenvolvimento agrícola dos astecas, maias e incas estão incorporados à sua alimentação hoje em dia. Escolha um desses alimentos para resgatar uma receita de família. Converse com um familiar que possa lhe ensinar uma receita e conte as histórias ligadas a esse alimento: quem trouxe a receita para a família, como vem sendo preparada ao longo do tempo, em que ocasião é usualmente consumida, etc. Escreva a receita e as histórias ligadas a esse alimento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
sk
Explicação:
A b e se por sao componenge
messiasreis1977:
obg,mas da pra especificar um pouco melhor??
Perguntas interessantes