História, perguntado por sarahpergunte1, 9 meses atrás

“A adaptação do Estado brasileiro à República foi complexa. Uma série de mecanismos e arranjos teve de ser colocada em prática para se garantir a funcionalidade do regime. Outra série de corruptelas e vícios entrou em uso para garantir a estabilidade do regime, como o monopólio oligárquico, as fraudes eleitorais e a violência. Ao mesmo tempo, os estados brasileiros ganharam maior autonomia e as oligarquias regionais tornaram-se mais independentes para tomar suas decisões.”

CASTILHO, Fábio Francisco de Almeida. Como Esaú e Jacó: as oligarquias sul-mineiras no final do Império e a Primeira República. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Franca, 2012, p. 15.

De acordo com o autor, a escolha republicana por dar maior autonomia aos estados tinha como objetivo

A
impedir a continuidade de práticas corruptas no processo eleitoral.

B
reforçar as heranças imperiais centralistas que sustentaram o regime anterior.

C
facilitar a fiscalização de crimes eleitorais através de polícias estaduais fortalecidas.

D
distribuir o poder para aumentar a integração entre as regiões e superar a desigualdade social.

E
favorecer a continuidade do poder oligárquico constituído anteriormente à proclamação da República.

Soluções para a tarefa

Respondido por cissapapa
9

Resposta:

Acho que é a letra "e" anjo.

Explicação:

O texto se refere à política do café com leite.

Esse procedimento consistia na alternância no cargo de Presidente da República entre as oligarquias dos dois estados mais poderosos da época, o estado de São Paulo e o estado de Minas Gerais.

Espero ter ajudado!!

Respondido por maarigibson
5

A república deu maior autonomia aos estados para manter padrões oligárquicos que surgiu antes da Proclamação (alternativa E).

Embora tenha sido proclamada a república no Brasil, poucas mudanças sociais ocorreram em razão disso. A proclamação foi um golpe militar sustentado pela elite, que não teve participação popular.

Ou seja, foi apenas mais uma forma de perpetuar as elites no poder. Assim, surgiram esquemas oligárquicos, onde os estados eram beneficiados pelo presidente, desde que o ajudassem a se eleger.

Leia mais sobre em:

https://brainly.com.br/tarefa/38988382

Anexos:
Perguntas interessantes