Administração, perguntado por robertafurtadootp8df, 1 ano atrás

A Abordagem Burocrática da Administração de Max Weber estabelece que as organizações formais são regidas por normas e leis racionalmente determinadas. De acordo com o autor, a burocracia tem o objetivo de tornar possível que organizações complexas possam ser administradas de modo mais eficiente e eficaz. Nos estudos organizacionais realizados, Weber identificou alguns tipos de autoridade, que representam o poder institucionalizado, o que significa dizer que: quem tem poder o impõe, pois tem legitimidade, por isso, é aceito e reconhecido.

Considerando as ideias acima, apresentamos algumas das características da burocracia:

I. A principal falha da burocracia está no fato da divergência entre meios e objetivos pretendidos.
II. A burocracia exige profissionais capacitados, preparados tecnicamente para realizar a função.
III. Quanto mais racional a sociedade, mais as relações são impessoais e mais prevalece as características da burocracia.
IV. A formalidade, a impessoalidade e o profissionalismo são pilares que alicerçam a burocracia.
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
A I e II apenas
B I e III apenas
C III e IV apenas
D I, II e IV apenas
E II, III e IV apenas

Soluções para a tarefa

Respondido por Apbrrodriguez
24
Olá!


A alternativa correta é a letra E.


A burocracia de Max Weber apresenta um o conceito completamente diferente da ótica pejorativa geralmente vista pelo senso comum.
Para Weber, a burocracia preza por uma total eficiência organizacional e, para que tal eficiência seja alcançada, deve haver a análise dos detalhes formais com certa antecedência, de modo que não surjam interferências pessoais que possam atrapalhar o desenvolvimento do processo.

As principais características do sistema burocrático weberiano são: 

1) Autoridade, com normas e regulamentos positivados, orientando o funcionamento da organização;

2) Hierarquia e divisão do trabalho, de modo que cada participante tenha seu cargo específico com suas funções específicas e saiba, com clareza, quais são as suas tarefa, os seus direitos e a sua posição hierárquica;

3) Formalidade no atos e comunicações, com ações e procedimentos que facilitem as comunicações e estabeleçam uma rotina para o preenchimento de sua formalização;

4) Especialização dos funcionários, de modo que, na estrutura burocrática, cada participante seja um profissional na tarefa que executa;

5) Impessoalidade nas relações, com a distribuição impessoal de atividades, levando em consideração os cargos e funções.
Perguntas interessantes