Biologia, perguntado por corradomarlene, 6 meses atrás

A a-queratina é uma proteína fibrosa adaptada a função estrutural e desenvolvida para força. Ela está presente apenas nas células de mamíferos constituindo os cabelos, unhas, garras, penas, chifres, cascos e grande parte da epiderme. Alguns procedimentos capilares, tais como texturização capilar, alteram a estrutura desta proteína de modo a modificarem a forma dos cabelos. No procedimento da ondulação permanente, os cabelos são expostos inicialmente ao calor úmido, ocorrendo a desnaturação proteica por meio do rompimento das interações fracas das a-queratinas, na qual é completamente estendida. Após isso, os cabelos são modelados e é aplicado neles un agente redutor que promove o rompimento das ligações de dissulfeto. Depois de um tempo, o agente redutor é removido e é adicionado o agente oxidante, que promove novas ligações dissulfeto. Por fim, o cabelo é lavado e resfriado e a a-queratina retorna a sua conformação nativa, mas na forma desejada, resultante das novas ligações de dissulfeto que ocorreram. NELSON, D. L; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger 6 ed. Porto Alegre: Artmed p. 127. 2014 (adaptado).
KAMEI, M. C. S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá-PR: Unicesumar 2019.. Considerando o assunto exposto no texto e os conhecimentos acerca das proteinas é correto o que se afirma em:
1. As proteínas são polímeros de aminoácidos, os quais são unidos por ligações iônicas fracas, denominadas interações peptídicas. 2.A sequência linear dos aminoácidos mantida por ligações covalentes denominadas ligações peptidicas, é denominada estrutura primária. 3. Estrutura terciária é resultante da interação entre duas ou mais cadeias polipeptídicas, já a estrutura quaternária, é formada pelas interações entre os aminoácidos distantes da cadeia linear, resultando nas dobras da estrutura primaria e sua conformação nativa.
4. A diversidade das proteínas é decorrente da sequência e do tipo de carboidratos que as constituem Sendo que as interações entre os monómeros de carboidratos, originam os arranjos a-hélice e folha B-pregueada.
5. Alterações físicas e químicas nos ambientes biológicos, tais como altas temperaturas, alteração no pH e adição de detergentes, não podem interferir nas estruturas mantidas pelas interações fortes e fracas, sendo rompidas unicamente por enzimas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por nilviane1
5

Resposta:

B )A sequência linear dos aminoácidos mantida por ligações covalentes, denominadas ligações peptídicas, é denominada estrutura primária.

Explicação:

pg 29 livro biologia quimica da unicesumar

Respondido por brendaamakeup
3

Resposta:

Alternativa B:

A sequência linear dos aminoácidos mantida por ligações covalentes, denominadas ligações peptídicas, é denominada estrutura primária.

Perguntas interessantes