Biologia, perguntado por Isa7841, 10 meses atrás

8- Em 1602, uma frota de navios espanhóis navegava pela costa pacífica mexiacana quando os tripulantes adoeceram mortalmente.
" O primeiro sintoma é dor no corpo inteiro, que fica sensivel ao toque", escreveu o padre Antonio de la Ascensión, membro da expedição. "Surgem manchas roxas por todo o corpo, especial mente da cintura para baixo. Em seguida, as gengivas incham tanto que se torna impossível cerrar os dentes, e las pessoas) só conseguem beber liquido. Finalmente, todas morrem repen- tinamente, ainda falando." Então o padre Ascensión teste- munhou o que pensou ser um milagre. Quando os tripulantes foram para a terra sepultar os mortos, um marinheiro colheu um fruto de cacto para comer. Sentiu-se melhor. "Todos começaram a comer os frutos e os levaram a bordo dos navios, de modo que, após duas semanas, estavam curados", escreveu o padre. ZIMMER, C. Ancestrais do homem organismos que produziam mais vitaminas. Folha de S.Paulo, 21 jan. 2014.
a) A qual "doença misteriosa" o artigo faz referência? Qual é a causa dessa doença?
b) Como se explica a cura milagrosa" descrita pelo padre Ascensión?

Soluções para a tarefa

Respondido por gilmaasilva
94

a) Essa doença ainda misteriosa naquele período é o escorbuto. Ela é causada pela falta de vitamina C no organismo.

b) Essa "cura milagrosa" veio do fato dos tripulantes terem comido o fruto do cacto, que era rico em vitamina C, causa da doença. Ao se alimentarem, conseguiram suprir seu organismo da vitamina e assim já se sentiram melhor. O fato de parecer milagrosa se deve ao fato de ter sido quase instantânea.

Perguntas interessantes