7-sobre a constituição dos Estados Unidos da América, responda às questões abaixo.
a)quando ela foi aprovada?
b)como ela estabeleceu a divisão dos poderes do estado?
c)o que foi o estatuto dos direitos?
d)por que essa constituição é considerada importante?
Soluções para a tarefa
a)1787
b)Interessada em buscar o equilíbrio entre as duas tendências, a carta constitucional estadunidense acabou sendo formada por uma série restrita de artigos. Criado em 1787, o documento abriu caminho para que os estados norte-americanos tivessem autonomia para elaborar uma série de leis que viriam a tratar de assuntos de natureza mais específica.
c)Declaração dos Direitos dos Estados Unidos. A Carta dos Direitos dos Estados Unidos ou Declaração dosDireitos dos Cidadãos dos Estados Unidos (em inglês:United States Bill of Rights) é o nome pelo qual as dez primeiras emendas à Constituição dos Estados Unidos são conhecidas.
d)Resultado do processo de emancipação das Treze Colônias, a Constituição dos Estados Unidos foi logo discutida após a vitória contra os colonizadores ingleses. Nessa ocasião tivemos a formação de duas facções dividias entre os federalistas e republicanos. Os primeiros pregavam o fortalecimento do poder central com o intuito de preservar a união política dos estados. Já os republicanos acreditavam que a autonomia dos estados não poderia ser submetida ao governo central.
A - A Constituição dos Estados Unidos da América foi aprovada em 17 de Setembro de 1787, tendo recebido, desde então, diversas emendas.
B - Estabeleceu a divisão do poder em três esferas autônomas, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, de modo que um não se sobreponha sobre os demais e de combater o despotismo.
C - O Estatuto dos Direitos (ou Bill of Rights) é o nome do conjunto das dez primeiras emendas constitucionais americanas. Servem para expandir a defesa dos direitos individuais - as liberdades privadas - frente aos excessos do governo federal. A polêmica segunda emenda - o direito de possuir armas - é um destes.
D - Esta constituição é considerada importante por diversos motivos: foi a primeira de uma ex-colônia independente nas Américas, fortaleceu os ideias republicanos no mundo ocidental, serviu de modelo para outras, posteriores, e é a constituição do país que é, hoje, o mais influente do mundo.