Português, perguntado por Tauane2601, 6 meses atrás

7- Pela análise da composição e do objetivo do texto I, chega-se à conclusão de que se trata de: *

a) uma narração, visto que há uma sucessão de fatos, em um cenário, com protagonistas – as vítimas da seca – e antagonistas – os demagogos.
b) uma descrição, pois a seca é, em todo o texto, objeto de caracterização, apesar de haver um olharparadoxal quanto à existência de períodos de estiagem no país.
c) um texto predominantemente argumentativo, pois é perceptível o posicionamento crítico sobre aquestão abordada – mais um período de estiagem no semiárido brasileiro.
d) um conjunto de instruções, que se propõe a regular o comportamento das pessoas face a uma dada situação, no caso, como lidar com a seca nos estados que compõem o polígono.
e) um texto que tem por objetivo principal enumerar dados acerca dos nove estados do Nordeste os quais compõem o já conhecido polígono da seca.

8- A respeito do texto, considere as afirmações que seguem e indique a alternativa correta. *

a) O texto apresenta um problema de continuidade, já que, no segundo parágrafo, aborda a necessidadede se fazerem algumas reflexões, no entanto elas não aparecem no decorrer dos parágrafos.
b) A repetição do vocábulo ‘mas’, e do ‘há’, no terceiro parágrafo, gera comprometimento na qualidade do texto, pois fere o princípio da progressão.
c) O vocábulo ‘agora’, no quinto parágrafo, remete à ideia de exatidão temporal, ou seja, nesse contexto, ‘agora’ significa ‘neste exato momento’.
d) Conforme o texto, a problemática da seca não é atual no Brasil, embora hoje a estiagem no semiárido gere consequências menos graves em comparação a períodos anteriores.
e) No décimo parágrafo, fica evidente que não há solução para o problema da seca, logo a conclusão do texto revela que o autor se contradiz.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ggay7027
1

Resposta:

e

Explicação:

e a

e) No décimo parágrafo, fica evidente que não há solução para o problema da seca, logo a conclusão do texto revela que o autor se contradiz.

Perguntas interessantes