7) Nos três últimos parágrafos do texto, a narradora tem atitudes que surpreendem?
A) Por quê?
B) Levante hipóteses: Por que a narradora finfe que não sabia onde tinha guardado o livro e depois "achava-o"?
C)Interprete: Que relação há entre as atitudes surpreendentes da narradora e o título "Felicidade clandestina", dado ao conto?
8) Com base em suas respostas anteriores, interprete a frase final do texto: "Não era mais uma menina com um lireo: era uma mulher com seu amante".
Soluções para a tarefa
Resposta:
Oi!Tenho as respostas da 7 apenas, mas espero que ajude!
a) Embora a protagonista quisesse muito ler o livro de Monteiro Lobato, ela não o faz de imediato.
b) A protagonista lê aos poucos, saboreando cada pedaço do livro, fingindo que não está com o livro e fingindo que ainda não o tem, para gerar felicidade repentina ao encontrá-lo novamente.
c) A leitura do livro que ela tanto desejava precisou ser batalhada com a filha do livreiro que usou do seu desejo para ser perversa. A felicidade da leitura passou pela via clandestina do acesso ao livro.
Espero ter ajudado!
Resposta:
7a) A narradora tem atitudes que surpreendem porque criamos a expectativa de que ela iria ler o livro muito rapidamente, mas não é o que acontece.
7b) Provavelmente, a narradora fingia que não sabia onde tinha guardado o livro e depois "achava-o" porque queria sentir mais prazer ao ter o livro em sua posse.
7c) A relação entre as atitudes surpreendentes da narradora e o título "felicidade clandestina" é a seguinte: a narradora sentia prazer em ter em suas mãos um livro "proibido", "inacessível", por isso era como uma "felicidade clandestina", o prazer em fazer uma transgressão.