6- Identifique as Figuras de Linguagem nas frases abaixo: I- “Ficam tristes e pendurados entre achados e perdidos”. a) hipérbole b) antítese c) metáfora II- Aquela mulher é uma leoa. a) metáfora b) comparação c) hipérbole III- A vida vem em ondas como o mar. a) metáfora b) comparação c) prosopopeia IV- Quero paz não guerra. a) antítese b) comparação c) metáfora V- A formiga disse para a cigarra: “Cantou… agora dança!” a) hipérbole b) eufemismo c) prosopopeia
Soluções para a tarefa
Resposta:
I- “Ficam tristes e pendurados entre achados e perdidos”.
a) hipérbole b) antítese c) metáfora
II- Aquela mulher é uma leoa.
a) metáfora b) comparação c) hipérbole
III- A vida vem em ondas como o mar.
a) metáfora b) comparação c) prosopopeia
IV- Quero paz não guerra.
a) antítese b) comparação c) metáfora
V- A formiga disse para a cigarra: “Cantou… agora dança!"
a) hipérbole b) eufemismo c) prosopopeia
Explicação:
A Antítese é uma figura de pensamento que acontece por meio da aproximação de palavras com sentidos opostos, por exemplo: o ódio e a amor andam de mãos dadas. Nesse caso, o termo “ódio” está posicionado ao lado de seu termo contrário, o "amor".
Prosopopeia consiste na atribuição de ações, sentimentos ou qualidades humanas a objetos, seres irracionais ou outras coisas inanimadas.
A metáfora é a figura de linguagem em que se encontra uma comparação implícita. Muito utilizada em textos poéticos, ela pode tornar o discurso mais elegante.
Pelo fato de o recurso estilístico utilizado na metáfora estar associado ao significado das palavras, essa figura de linguagem (ou figura de estilo) é classificada como uma figura de palavra ou semântica.
A comparação (ou símile) é uma figura de linguagem que está na categoria de figuras de palavras.
Ela é determinada por meio da relação de similaridade, ou seja, pela comparação de dois termos ou ideias num enunciado.
Geralmente, é acompanhada de elementos comparativos (conectivos): com, como, tal qual, tal como, assim, tão, quanto, parece, etc.
É muito comum o emprego da comparação na linguagem informal (coloquial) e nos textos artísticos, por exemplo, na música, na literatura e no teatro.