Biologia, perguntado por gabrielramalho03, 11 meses atrás

6 - Considerando que o daltonismo na espécie humana é uma característica determinada por um gene recessivo e ligado ao sexo, assinale a única alternativa CORRETA referente ao casal que apesar de possuir visão normal para cores, tem uma criança daltônica. * 3 pontos a) Essa criança é do sexo feminino e o gene para o daltonismo lhe foi transmitido pelo pai. b) Essa criança e do sexo masculino e o gene para o daltonismo lhe foi transmitido pelo pai. c) Essa criança é o do sexo feminino e o gene para o daltonismo e foi transmitido pela mãe. d) A criança é do sexo masculino e o gene para daltonismo e foi transmitido pela mãe. e) Tanto o pai como a mãe podem ter transmitido o gene para o daltonismo a essa criança, mas apenas com esses dados nada podemos afirmar quanto ao sexo dela.

Soluções para a tarefa

Respondido por motasleo
22

daltonismo é doença recessiva ligada ao sexo, então para alguém ser daltônico o gene precisa ser X(d)X(d) ou X(d)Y.

Então os genes X(D)X(D ou d) ou X(D)Y conferem uma visão normal. Com isto, pro pai ter uma visão normal, ele não possui gene para daltonismo, porque pro homem ter daltonismo basta um alelo para isso, ele teria que ser X(d)Y. Logo, as alternativas A, B e E são descartadas, pois não foi transmitido pelo pai.

na alternativa C, temos que a criança é do sexo feminino e o gene foi transmitido pela mãe. Errado, pois se o pai não possui daltonismo ele tem os cromossomos X(D)Y, e como a criança é do sexo feminino (XX) ele passa o gene X(D) para ela, então ela não desenvolverá daltonismo, independente se receber X(d) da mãe.

Na alternativa D, a criança é do sexo masculino e o gene foi passado pela mãe. É a afirmação que mais se encaixa aqui, porque a mãe X(D)X(d), tinha uma possibilidade de 50% de passar o gene X(d) pro seu filho, e o pai só passaria o cromossomo Y, correto? então a criança tinha 50% de chance de ser X(D)Y ou X(d)Y.

Com isso, a alternativa seria a D

Respondido por Danas
0

O daltonismo na espécie humana é determinado por um gene recessivo no cromossomo X, logo, se o casal era normal, o pai não tinha esse gene recessivo, mas a mãe tinha um alelo recessivo, e como o menino tem apenas um cromossomo X, basta ter um alelo para ser daltônico e a mãe é que transmite esse gene (alternativa D).

O que é o daltonismo?

É uma alteração genética que altera o funcionamento dos cones e dos bastonetes nos olhos, praticamente mudando a percepção de cores pelos indivíduos, principalmente da visão colorida, diferente do preto e branco.

Venha estudar mais sobre o daltonismo

https://brainly.com.br/tarefa/45591852

#SPJ6

Anexos:
Perguntas interessantes