5. (Uepa) O mundo muda tecnologicamente a passos largos. As comunicações também nos armamentos bélicos e químicos usados nos vários conflitos de são cada vez mais velozes e eficientes e essas mudanças se fazem presentes nossos tempos, principalmente no Oriente Médio, palco de muitos desses conflitos. Do assunto em questão, é correto afirmar que: a) nos dias atuais os conflitos tornaram-se mais cruéis devido ao uso de armas quimicas, fato ocorrido recentemente na Síria, um dos países onde se desen- rolam os conflitos mais violentos e de caráter exclusivamente religioso. b) os conflitos que ocorrem nesta região quase sempre têm intervenção das grandes potências mundiais, como acontece atualmente com o Conflito Sirio, no qual a rápida intervenção da Rússia, aliada aos Estados Unidos, eliminou os ataques aos rebeldes sírios. c) o uso de armamentos sofisticados faz com que os conflitos atuais te- nham rápidos desfechos, como aconteceu com a chamada Primavera Árabe, onda revolucionária de manifestações e protestos, de caráter principalmente étnico, ocorrida no Egito. d) os conflitos que ocorrem na região são causados exclusivamente por questões de fronteiras e domínios de territórios estratégicos no contexto mundial. Na região há predomínio significativo de povos e cultura de ori- gem judaica. e) neste cenário, os EUA tém um papel muito importante, tanto pelo seu poder económico e tecnológico em nível mundial quanto pelo interesse na região devido ao intenso poderío energético, O Oriente Médio é des- crito pelos EUA como sendo "a região mais estratégica do mundo".
6. Escolha um dos conflitos apresentados ao longo deste capítulo e pesquise uma notícia ou reportagem sobre ele em jornais impressos ou na internet. Escreva uma síntese dessa notícia no espaço a seguir.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
5) Resposta é a letra B: os conflitos que ocorrem nesta região quase sempre têm intervenção das grandes potências mundiais, como acontece atualmente com o Conflito Sirio, no qual a rápida intervenção da Rússia, aliada aos Estados Unidos, eliminou os ataques aos rebeldes sírios.
Perguntas interessantes