História, perguntado por fellipemaciel, 1 ano atrás

5) Se um habitante da Europa em 1200 pudesse viajar no tempo anos adiante, teria encontrado um mundo completamente diferente. Até o campo ia lhe parecer mais vazio. Alguns povoados tinham se transformado em pequenas cidades, mas muitos outros desapareceram para sempre devido à diminuição gradual de sua população depois da “Peste Negra”.

Dentro dos povoados também ia encontrar muitas mudanças. Alguns camponeses prosperaram e arrendaram mais terras dos novos senhores. Outros haviam desistido completamente de suas terras e trabalhavam agora para quem podia pagar em dinheiro. Alguns camponeses abandonaram o campo para sempre e passaram a morar e trabalhar nas cidades. A divisão dos camponeses entre “livre” e “não livre” tinha cada vez menos importância.

O exposto faz referência a decadência do modelo feudal durante a Idade Média. Considerando os conhecimentos adquiridos no material didático, assinale a alternativa que justifique o declínio desse sistema político:

Alternativas:

Alternativa 1:
A emergência de uma antiga classe social e a mentalidade rural surgida nesse período foram pontos fundamentais para a decadência do feudalismo.

Alternativa 2:
O fortalecimento da burguesia, a descoberta de novas terras e o crescimento da exploração capitalista, iniciaram a demolição da sociedade feudal.

Alternativa 3:
O fim do feudalismo se deu principalmente pela queda e declínio da classe burguesa, fator que motivou o comércio e estimulou as atividades mercantis.

Alternativa 4:
A mentalidade urbana ultrapassada da época contribuiu para a falência do sistema de feudos, estimulando o livre comércio e a exploração capitalista.

Alternativa 5:
Levado pelo pensamento humanista, o homem passa a valorizar mais o divino e menos o terreno. Por esse motivo, deixa de se submeter ao sistema dos senhores feudais.

Soluções para a tarefa

Respondido por ProjetoPolímata
2

Oi, tudo bom?

Alternativa correta:

Alternativa 2:  O fortalecimento da burguesia, a descoberta de novas terras e o crescimento da exploração capitalista, iniciaram a demolição da sociedade feudal.

Esses foram justamente os elementos principais para o declínio do feudalismo: ascensão da classe burguesa, a descoberta do Novo Mundo (América) e a consequente acumulação de capital dos burgueses, que mais tarde promoveria o sistema capitalista.

Erros das outras alternativas:

1: A mentalidade rural era típica do feudalismo, e não do seu declínio. A terra era a principal fonte de renda dos feudos.

3: A burguesia mercantil se fortaleceu e isso ajudou a acabar com o feudalismo, e não o contrário. A ascensão da burguesia significa o declínio do feudalismo.

4: A mentalidade urbana surgiu após o declínio do feudalismo. Nos tempos feudais a maioria da população vivia na zona rural (feudos); o surgimento dos burgos (''cidades'') é que estimula o livre comércio e exploração capitalista.

5: Levado pelo pensamento humanista o homem passa a valorizar mais o terreno e menos o divino, o que é fruto principalmente do Renascimento italiano.

Bons estudos!

Perguntas interessantes