5 datas comemorativas do budismo
Soluções para a tarefa
1. Data: Terça-feira 14 Junho, 2022
Nome: Poson Poya
2. Data: Sábado 10 Setembro, 2022
Nome: Dia da Lua Cheia Binara
3. Data: Segunda-feira 10 Outubro, 2022
Nome: Bouk ok Pansa (fim jejum budista)
4. Data: Terça-feira 15 Novembro, 2022
Nome: Buda apresentaram a Terra
5. Data: Quarta-feira 7 Dezembro, 2022
Nome: Lua Cheia Unduvap
Resposta:
17 de maio : Dia Vesak ou Dia de Buddha ou "Dia da Lua Cheia";
13 a 15 de abril : Songkran ou Ano Novo;
1° Lua Cheia de Novembro: Yi Peng – Festival das Lanternas do Céu;
15 de julho no leste do Japão e no lunar dia 15 de agosto: Obon – Festival dos Mortos;
Quinzenais da assembléia monástica budista, nas épocas de lua cheia e lua nova,Uposatha;
15 de fevereiro: Shakyamuni Buda
Explicação:
O Dia Vesak ou Dia de Buddha, também conhecido como o "Dia da Lua Cheia", é comemorado anualmente a 17 de maio;
O Songkran ou Ano Novo tailandês, que também é comemorado no Laos e Camboja, acontece de 13 a 15 de abril. Em alguns lugares a festa começa um dia antes e termina depois, como em Chiang Mai, famoso por ter uma das festas mais animadas do país;
O Yi Peng é um festival de luzes comemorado principalmente no norte da Tailândia, coincide com o Loy Krathong, que é comemorado durante a lua cheia de novembro. É um dos mais belíssimos eventos na Tailândia. Serve para homenagear o Buddha, reunir familiares e amigos e trazer boa sorte;
O Festival Obon tem como finalidade homenagear os ancestrais. Acredita-se que durante o festival os espíritos dos antepassados retornam a este mundo. Com a duração de 3 dias, é um dos maiores festivais do Japão. Os eventos mais importantes são o Bon Odori e Jizo Bon. No Japão responderam de forma diferente, o que resultou em três tempos diferentes de Obon. Shichigatsu Bon (Bon em julho) é baseado no calendário solar e é comemorado por volta de 15 de julho no leste do Japão ( região de Kantō , como Tóquio , Yokohama e região de Tōhoku ), coincidindo com Chūgen . Hachigatsu Bon(Bon em agosto), baseado no calendário lunar, é comemorado por volta do dia 15 de agosto e é a época mais celebrada. Kyū Bon (Old Bon) é comemorado no 15º dia do nono mês do calendário lunar, e assim difere a cada ano, que aparece entre 8 de agosto e 7 de setembro. Uma exceção foi em 2008 e 2019, quando o calendário solar e lunar combinados, e assim Hachigatsu Bon e Kyū Bon foram celebrados no mesmo dia. Kyū Bon é comemorado em áreas como a parte norte da região de Kantō, região de Chūgoku , Shikoku e Prefeitura de Okinawa.. Esses três dias de festival não são listados como feriados, mas é costume que as pessoas recebam licença;
O Uposatha são dias de observância budista. Foi iniciado no tempo de Buddha e mantido até aos dias actuais.
Foi declarado pelo Buddha como um dia para “purificar a mente”. Neste dia monges e leigos reforçam sua prática do Dhamma, seu comprometimento com o Budha Sasana e a relação reciproca entre os monges e leigos.
São reuniões quinzenais da assembléia monástica budista, nas épocas de lua cheia e lua nova, para reafirmar as regras de disciplina . A observância do uposatha , agora confinada quase inteiramente à tradição Theravāda (“Caminho dos Anciãos”) do Sudeste Asiático , pode ser rastreada até as cerimônias pré-budistas da Índia antiga. Os budistas posteriores acrescentaram os quartos de dia no ciclo lunar , estabelecendo quatro dias sagrados a cada mês (conhecidos como dias poya no Sri Lanka e como wan phra na Tailândia);
O Shakyamuni Buda, no dia 15 de fevereiro celebra-se o falecimento do Buda Shakyamuni. Embora Shakyamuni tenha alcançado a libertação sob a árvore de Bodhi (Iluminação) muito antes de sua morte, este é o dia em que entrou no pleno Nirvana, deixando para trás a forma terrena.
Ocorreu perto da cidade de Kushinágara às margens do rio Hiranyavati. Diz-se que no momento de sua morte Buda estava dormindo em uma cama preparada entre duas árvores. Sua cabeça para o norte, seu rosto para o oeste e sua mão direita fazendo as vezes de travesseiro. Naquele momento, flores brancas desabrocharam nas árvores e caíram sem cessar.
Muitos de seus discípulos, o rei e sua família, homens e mulheres de todas as idades, e mesmo pássaros e animais estavam reunidos, suspirando de tristeza. Buda fez seu último discurso, expondo a verdade fundamental – mesmo que o corpo físico morra, o Darma é eterno, para que seja possível ver o Buda é preciso ver o Darma. Dessa forma, ele ensinou a seus discípulos sobre os preceitos e sobre como eles deveriam manter a prática do Caminho de Buda. Esse sermão, na tradição zen, chama-se Yuikyogyo, o Último Ensinamento de Buda Shakyamuni.