4) O Código Civil preceitua que toda pessoa tem direito ao nome. Neste contexto assinale F para as questões falsas e V para as questões verdadeiras: I - O agnome é um elemento do nome e pode ser livremente escolhido pelos pais, desde que não exponha a pessoa ao ridículo II - O sobrenome é aquele que indica a origem familiar da pessoa. III - Nome é uma indicação de denominação pessoal que caracteriza o indivíduo no meio social e de sua família. Agora assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:II e III estão corretas
Explicação:
Resposta:
d) F-V-V
Explicação:
O nome próprio ou prenome: É o que colocam os pais quando vão registrar ao filho na gabinete do registro civil, servindo para distingui-lo juridicamente dos restantes filhos dos mesmos pais (individualização), podendo ser livremente escolhido desde que não exponha o portador ao ridículo ou se queira colocar o nome de personalidades célebres pela sua crueldade, por exemplo: Hitler ou Osama Bin Laden.
O nome patrimonial ou sobrenome: É o nome da família, indica a procedência da pessoa e a distingue do resto dos integrantes da sociedade, com diferentes formas em diferentes culturas, o nome da pessoa que nasceu para ser imposto sobre o registro de nascimento.
Agnome epitético que é acrescentado por terceiros para indicar alguma qualidade de seu portador, porém não possui nenhum validade jurídica. Por exemplo: José, o velho; João, o jovem; entre outros.