4) Nos Desertos da África, como é composta a Flora?
R:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Flora de África (geral)
As paisagens características de África são formadas pelos imensos espaços abertos da Pradaria e da Savana. Nestas regiões as chuvas são periódicas e são importantes para a vegetação e para a fauna variada aí existentes.
Outros ambientes naturais do continente africano são as planícies poeirentas e os desertos constantemente atravessados pelas caravanas Tuaregues. Várias regiões deste continente foram consideradas pela ONU, reservas ecológicas da Humanidade.
O Clima
Em geral o clima africano é quente. Nas zonas perto do equador a temperatura pouco varia entre o dia e a noite, e também ao longo do ano. A média é de 25º. É uma região de chuvas abundantes durante todo o ano.
Na zona dos trópicos a variação da temperatura já é maior durante o dia e as alterações térmicas anuais também são maiores. Já existe uma estação das chuvas durante os meses de Verão a norte do Equador, e durante o Inverno a sul.
Na zona dos desertos as temperaturas são extremas. Chegando aos 50º C durante o dia e por vezes a temperaturas muito baixas à noite. A chuva nestas regiões é escassa ou quase nula.
A Vegetação ou A Flora Africana
A vegetação africana está muito ligada ao clima, por isso podemos distinguir nesta região três zonas com características muito diferentes.
A Floresta Virgem está situada na parte central de África (equador) e apresenta uma grande variedade de espécies animais e vegetais.
As temperaturas e as precipitações são elevadas e favorecem, apesar da pobreza dos solos, o crescimento de uma vegetação exuberante com árvores de madeira duras, que atingem frequentemente 50m de altura, e grande abundância de lianas e de epífitas.
A sua madeira é muito apreciada como por exemplo:
o ébano
o acaju
a teca
A Savana cresce na continuação da floresta e ocupa a maior parte do território africano. Encontramos primeiro a savana húmida e logo em seguida a savana seca.
Pouco a pouco as estepes secas dão lugar às estepes salinas, o que acontece tanto a norte como a sul com a extrema aridez do Sara e do Calaari, respectivamente.
Estas regiões têm ervas muito altas, entre as quais grandes árvores como o sicómoro.
Na savana a maioria dos terrenos são planaltos e planícies. Entre as planícies de vez em quando há grandes fendas.
As planícies são muito férteis e as árvores são muito diferentes das nossas. Há menos poluição. A água é limpa e as paisagens são lindas.
Há muito calor e a relva é muito arenosa.
As planícies são demasiado secas para muitas plantas. Poucas árvores crescem nas planícies de pastagem, porque o solo é demasiado seco e arenoso.
Os embondeiros são um exemplo das plantas desta região porque armazenam a água nos troncos.
O deserto do Sara é o mais extenso do mundo e devido às suas grandes mudanças de temperatura a sua vegetação é escassa. Pode não chover durante muitos anos num deserto.
A areia é constituída por minúsculos fragmentos de rocha.
Nestes desertos aparecem por vezes os oásis com culturas de tâmaras e horticultura.
As plantas dos desertos armazenam água nos seus caules espessos e os cactos têm espinhos para não serem comidos pelos animais.
Plantas do Deserto: As iucas arbóreas podem sobreviver durante vários anos sem água. Os ferocatos guardam água nos caules e espinhos carnudos. As mamilárias crescem nas fendas das rochas e florescem quando chove. As agaves dão uma flor cada 2 ou 5 anos. As flores dos cactos gigantes abrem de noite, porque os insectos procuram alimentos, quando a temperatura arrefece.
Explicação:
Resposta:
a flora da africa e relativamente seca e quente porém em algumas épocas de chuva a vegetação africana fica mais verde, a vegetação é composta de arvores de alto porte e arbustos rasteiros, etc