4 - [Na Mesopotâmia,] todos os bens produzidos pelos próprios palácios e templos não eram suficientes para seu sustento. Assim, outros rendimentos eram buscados na exploração da população das aldeias e das cidades. As formas de exploração eram principalmente duas: os impostos e os trabalhos forçados.(Marcelo Rede. A Mesopotâmia, 2002.) Entre os trabalhos forçados a que o texto se refere, podemos mencionar a: Internação de doentes e loucos em áreas rurais, onde deviam cuidar das plantações de algodão, cevada e sésamo. Utilização de prisioneiros de guerra com trabalho assalariado, como artesãos ou pastores de grandes rebanhos de gado bovino e caprino. Escravidão definitiva dos filhos mais velhos das famílias de camponeses, o que caracterizava o sistema econômico mesopotâmico como escravista. Escravidão por dívidas, os que não podiam pagar suas dívidas eram submetidos a escravidão pelos seus credores.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Obrigação de prestar serviços, devida por toda a população livre, nas obras realizadas pelo rei, como templos ou muralhas.
Acho que vc esqueceu de colocar essa alternativa.
Explicação:
O texto se relaciona a uma das características do modo de produção asiático (interpretação marxista): a servidão coletiva ou corveia real. Como o Estado era teocrático, de regadio, e a propriedade da terra pertencia unicamente a este, a população prestava serviços como forma de pagamento de impostos.
larrys28:
fiquei confusa agora kakakakaka
10 pontos
Todas as sociedades eram matriarcais.
A terra era explorada de maneira coletiva. Não havia propriedade privada.
Os indígenas do território brasileiro eram monoteístas.
Não produziam cerâmicas e nem lavouras de subsistência.
Respondido por
1
Resposta:
nenhuma delas está certa.
Explicação:
espero ter ajudado de alguma forma ;-; tenha um bom dia ^'w'^
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás