4) “Capítulo Vº
Cantigas d'escarneo som aquelas que os trobadores fazem querendo dizer mal d'alguém em elas, e dizem-lho per palavras cobertas que hajam dous entendimentos, pera lhe-lo nom entenderem [...] ligeiramente; e estas palavras chamam os clérigos hequivocatio. E estas cantigas se podem fazer outrossi de meestria ou de refram.
E pero que alguns dizem que há i alguas cantigas de joguete d'arteiro, estas nom som mais ca d'escarnho, nem ham outro entendimento. Pero er dizem que outras há i de risabelha, estas ou seram d'escarnho ou de maldizer; e chamam-lhes assi porque riim ende a vezes os homens, mais nom som cousas em que sabedoria nem outro bem haja.
Capítulo VIº
Cantigas de maldizer som aquela[s] que fazem os trobadores [...] descobertamente e [em] elas entram palavras e[m] que querem dizer mal e nom haver[am] outro entendimento senom aquel que querem dizer chaam[ente]. E outrossi as todas fazem dizer […].”
Com base na definição de cantigas de escárnio e de maldizer oferecida pelo tratado sobre a Arte de Trovar e nos seus conhecimentos acerca do gênero, assinale a única opção correta:
Alternativas:
a) Cantigas de escárnio e maldizer compõem o gênero satírico do movimento trovadoresco, que se dedica a parodiar os demais gêneros, tratando sempre de temáticas amorosas e sentimentais, só que em uma chave humorística e de troça.
b) Existe uma separação clara entre cantigas de escárnio e maldizer. Nas primeiras a crítica é direta e ostensiva, enquanto nas segundas é mais sutil, com uso de duplo sentido.
c) Existe uma separação clara entre cantigas de escárnio e maldizer. Nas primeiras a crítica é mais sutil, com uso de duplo sentido, enquanto nas segundas é direta e ostensiva.
d) O que diferencia cantigas de escárnio das de maldizer é o aspecto formal, sendo as de escárnio cantigas de mestria e as de maldizer, de refrão.
e) Tanto as cantigas de escárnio quanto as de maldizer são satíricas e se dedicam a falar mal de algo ou de alguém. A diferença entre elas, contudo, não é bem estabelecida entre os próprios trovadores.
5) “O que vos nunca cuidei a dizer,
com gram coita, senhor, vo-lo direi,
porque me vejo já por vós morrer;
ca sabedes que nunca vos falei
de como me matava voss'amor;
ca sabe Deus bem que doutra senhor,
que eu nom havia, mi vos chamei.”
Marque abaixo a única opção que só traz informações verdadeiras em relação à forma de difusão das cantigas durante a Idade Média.
Alternativas:
a) Eram transmitidas oralmente ou através de livros como os cancioneiros, que ajudavam a disseminar os poemas por todo o reino.
b) Os menestreis eram artistas que compunham tanto o poema quanto a melodia de suas próprias cantigas e que se apresentavam em cortes e em concursos.
c) Somente nobres e senhores compunham cantigas, sendo o mais famoso deles o rei Dom Dinis, um dos maiores trovadores ibéricos.
d) O fato de serem acompanhadas de música e possuírem uma métrica pobre facilitava a memorização das cantigas.
e) Nas cantigas, poema e melodia formavam um todo significativo de modo que ler esses poemas sem a música é de certo modo empobrecê-los.
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4 - e) Tanto as cantigas de escárnio quanto as de maldizer são satíricas e se dedicam a falar mal de algo ou de alguém. A diferença entre elas, contudo, não é bem estabelecida entre os próprios trovadores.
5 - e) Nas cantigas, poema e melodia formavam um todo significativo de modo que ler esses poemas sem a música é de certo modo empobrecê-los.
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