4)
A verificação dos sinais vitais-SSVV, na criança e no adolescente consiste em uma ação realizada pela equipe de enfermagem que serve de parâmetro para realização de diagnósticos adequados e consequente planejamento da assistência, utilizados como monitoramento da saúde, com a finalidade de atestar a vitalidade através dos valores de: Temperatura (T); frequência respiratória (FR); frequência cardíaca (FC); e pressão arterial (PA). Nos últimos anos a dor tem sido considerada o 5º sinal vital, sendo também aferido e monitorado. Como todo procedimento é imprescindível iniciá-lo com planejamento, organização e higiene das mãos.
Coloque V para verdadeiro e F para Falso para as afirmações em relação à verificação de SDVV em crianças e adolescentes:
( ) para aferição da frequência respiratória – FR, é necessário um relógio com marcador de segundos; observando os movimentos respiratórios em um minuto; se a criança estiver no colo ou nos braços dos pais, coloque-a no leito para realizar o procedimento.
( ) para verificação da frequência cardíaca não é necessário relógio com marcador de segundo somente o estetoscópio na região precordial, realize através da ausculta dos batimentos cardíacos entre o 3º e 5º espaço intercostal. Na criança não é possível verificar a FC no pulso radial.
( ) para proceder com a verificação da temperatura é necessário um Termômetro digital; devendo estar posicionado na região axilar, deve-se esperar até a temperatura estabilizar ou o alarme do termômetro soar.
( ) para aferição da pressão arterial – PA, nas crianças maiores usa-se o manguito, contudo, a verificação não deve ser pura e simplesmente uma rotina em pediatria, mas sim como uma indicação, por exemplo: criança nefropata (com doença renal) ou cardiopata (doença cardíaca).
Dentro do contexto apresentado no texto, em relação à verificação de SSVV em crianças e adolescentes, assinale a alternativa que contém a sequência de afirmações verdadeiras e falsas.
Alternativas:
a)
F, F, V, e V. CORRETO
b)
F, V, V, e V.
c)
F, F, F, e V.
d)
V, F, V, e V.
Alternativa assinalada
e)
V, V, V, e V.
Soluções para a tarefa
Explicação:
( F ) para aferição da frequência respiratória – FR, é necessário um relógio com marcador de segundos; observando os movimentos respiratórios em um minuto; se a criança estiver no colo ou nos braços dos pais, coloque-a no leito para realizar o procedimento.
( F ) para verificação da frequência cardíaca não é necessário relógio com marcador de segundo somente o estetoscópio na região precordial, realize através da ausculta dos batimentos cardíacos entre o 3º e 5º espaço intercostal. Na criança não é possível verificar a FC no pulso radial.
( V ) para proceder com a verificação da temperatura é necessário um Termômetro digital; devendo estar posicionado na região axilar, deve-se esperar até a temperatura estabilizar ou o alarme do termômetro soar.
( V ) para aferição da pressão arterial – PA, nas crianças maiores usa-se o manguito, contudo, a verificação não deve ser pura e simplesmente uma rotina em pediatria, mas sim como uma indicação, por exemplo: criança nefropata (com doença renal) ou cardiopata (doença cardíaca).
Resposta:
1) A educação e a prevenção em saúde. CORRIGIDO PELO AVA
2) Inspeção estática e dinâmica; ausculta; palpação e percussão. CORRIGIDO PELO AVA
3) V, V, F, F, F, e V. CORRIGIDO PELO AVA
4) F, F, V, e V. CORRIGIDO PELO AVA
Explicação: