4. A resultante das forças que atuam em um objeto, cuja a massa é M= 4,0 kg, vale Fr = 20 N. Qual é o valor da aceleração que esse objeto possui?
5. a) Um bloco, cuja massa é de 2,0 kg, possui uma aceleração de 4,5 m/s². Calcule o valor da resultante das forças que atuam no bloco.
b) Sabendo-se que esse bloco está sendo puxado por uma força de 20 N sobre uma superfície horizontal, calcule o valor da força de atrito cinético que atua no bloco.
Me respondam rapidoo, é pra amanhã!!
Que seja respondida com cálculos por favor!!!!
Soluções para a tarefa
Explicação:
como o bloco está em movimento, então a força de atrito cinético é menor que a força aplicada no bloco (F = 20N)
A força resultante sobre um é dada pelo produto da massa desse corpo pela aceleração que esse corpo adquire. Se, em certa direção, a força resultante sobre um corpo é nula, significa que o corpo está em repouso.
Por exemplo, imagine um livro em cima de uma mesa. Na direção vertical, pode-se ver que o livro está em repouso. A força resultante sobre é nula, ou seja, o peso do livro e a força de reação normal da mesa se equilibram: Fn = P.
Imagine que o bloco da questão 5 estivesse em repouso, mesmo com a força de 20N agindo. Isso significaria que a força de atrito está equilibrando a força de 20N, então a força de atrito poderia ser de 20N ou menos. (Nesse caso, a força de atrito é chamada de força de atrito de destaque).
Mas, como o bloco está em movimento, então a força de 20N vence a força de atrito de destaque e, então, a força de atrito passa a ser de atrito cinético.
As forças de atrito são forças de resistência: resistem ao movimento de um corpo, tentam "parar" o movimento. Por isso, o sentido da força de atrito é contrário ao sentido do movimento.
Na direção horizontal, igual no meu desenho, a força resultante é dada por:
Fr = F - Fatc, pois sabemos que a forca F é maior que a força de atrito.
Sempre que precisar encontrar uma força resultante, analise as forças de uma mesma direção. A força resultante pode ser:
- nula quando o corpo está em repouso (ou com velocidade constante, ou seja, sem aceleração, então Fr = m.0 = 0). Some todas as forças que estão em um sentido e some todas as forças que estão no sentido oposto. As duas somas terão o mesmo valor.
- ou a força resultante pode ter algum valor quando o bloco está em movimento acelerado. Some todas as forças que estão em um sentido e some todas as forças que estão no sentido oposto. Subtraindo esses dois valores, temos que o módulo dessa subtração dá o módulo da força resultante.
