Geografia, perguntado por valassunpdxfxv, 11 meses atrás

4.“A Polícia Militar cumpriu, na manhã desta terça-feira (16), um mandado de reintegração de posse em uma comunidade conhecida como Baixada da Angola, Ipaba. Cerca de 120 famílias precisaram sair de casa por determinação da Justiça. O principal acesso à cidade pela rodovia AMG-900 ficou interditado. Os trabalhos começaram por volta das 7h e devem durar todo o dia. Cerca de 350 militares do Vale do Aço, Caratinga, Itabira e Belo Horizonte foram empenhados na operação.” (Matheus Mesmer, G1, 16/04/2019). A reportagem acima aponta para processos urbanos que envolvem diferentes agentes. Sobre esse tema, a partir da teoria dos agentes sociais de Roberto Lobato Corrêa, assinale a alternativa correta: Escolha uma:
a.Os proprietários fundiários têm objetivo de obter maior renda fundiária, nesse sentido, pretendem o valor de uso, não o valor de troca.
b.A produção do espaço é resultado de agentes históricos, dotados de interesses, estratégias, práticas espaciais comuns, compartilhados.
c. O espaço da cidade capitalista constitui-se em diferentes usos do solo justapostos, constituindo a cidade como um espaço fragmentado e articulado. Ou seja, há processos que levam a segregação social, como os diversos processos de remoção.
d.Os promotores imobiliários atuam preferencialmente nas atividades vinculadas ao Estado, como na produção de moradia popular.

Soluções para a tarefa

Respondido por ararinhaazul16
4

Resposta:

Opção (c) - o espaço da cidade ...

Porém, é importante ressaltar que existe uma condição muito comum nesses espaços: a invasão. Por motivos os mais diversos, pessoas invadem terrenos particulares ou mesmo públicos, muitas vezes depredando benfeitorias já existentes (construções tombadas pelo Patrimônio) ou, pior, colocando-se em graves riscos (encostas sujeitas a deslizamentos, margens de rodovias ou ferrovias, instalações elétricas clandestinas com risco de incêndios).

Há inúmeras ocorrências já noticiadas, inclusive com desabamentos de prédios inteiros e perdas de muitas vidas.

Nesses casos, as operações de remoção visam a segurança dessas populações (em áreas de risco), ou a devolução aos legítimos proprietários (terrenos particulares ou públicos). Programas de construção de moradias são a realidade em muitos municípios, onde as famílias são realocadas).

Perguntas interessantes