4) A educação inclusiva é uma realidade nacional e os discentes surdos fazem parte disso. Trata-se de línguas diferentes dentro do mesmo espaço pedagógico, cuja importância é determinada pela quantidade de falantes/usuários. É sabido que, para a inclusão dos surdos, é necessária uma série de adaptações e mudanças de atitude por parte da comunidade escolar. Em relação ao ensino da Libras nesse espaço, marque a alternativa correta.
a) A Libras é o meio de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira.
b) A Libras é o meio de comunicação e expressão da comunidade surda internacional.
c) O aprendizado da Libras é obrigatório nos cursos de bacharelado.
d) Não há necessidade da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura e fonoaudiologia.
e) A Libras é a língua de instrução nas escolas comuns inclusivas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)
A Libras é o meio de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira.
RESPOSTA CORRETA
De acordo com a Lei n.º 10.436/2002 (Lei de Libras), a Língua Brasileira de Sinais é o meio de comunicação e expressão dos surdos, provenientes da comunidade surda brasileira e é disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura e fonoaudiologia. Mesmo sendo um dos maiores anseios da comunidade surda, a Libras não é a língua de instrução nas escolas comuns inclusivas. A língua que permeia esses processos é a Língua Portuguesa.
Explicação:
A resposta correta sobre a educação inclusiva no Brasil é a letra A, dado que a Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é uma das principais ferramentas inclusivas da comunidade surda nacional.
Como a linguagem de sinais foi introduzida no Brasil?
A Língua Brasileira de Sinais foi introduzida no Brasil pelo francês Ernest Huet quando o mesmo foi convidado pelo imperador da época Dom Pedro II. É por esse motivo que a língua brasileira e francesa de sinais são tão parecidas tanto nas expressões rítmicas, quanto no alfabeto expressado.
Aprenda mais sobre LIBRAS aqui: Aprenda mais sobre LIBRAS aqui: brainly.com.br/tarefa/16300146
#SPJ2