3) (UFV-MG). Considere uma reação hipotética:
A+B:C+D
O gráfico da variação da concentraçãão dos reagentes e produtos, em função do tempo, a uma dada temperatura, é mostrado abaixo.
A constante de equilibrio para a reação é:
A) 4
B) 16
C) 1/4
D) 6
E) 1/16
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) 16
Explicação:
Considerando a reação descrita em equilíbrio químico, de acordo com as concentrações definidas pelo gráfico, a constante de equilíbrio (Kc) do sistema formado é 16 (letra B). Para entender um pouco melhor sobre a questão é preciso conhecer os aspectos teóricos das reações reversíveis e a lei de ação das massas do equilíbrio químico.
Equilíbrio químico e a lei de ação das massas
- As reações reversíveis ocorrem no sentido direto e inverso. Quando as concentrações dos produtos e as dos reagentes não variam mais em função do tempo (a uma temperatura constante), diz-se que o sistema entrou em estado de equilíbrio químico;
- A constante de equilíbrio químico (Kc) é uma razão que pode ser calculada pela equação abaixo:
- Onde, [A] e [B] são as concentrações, em mol/L, dos reagentes; [C] e [D] são as concentrações em mol/L dos produtos;
- No equilíbrio, as concentrações das substâncias envolvidas na reação devem estar elevadas ao coeficiente da reação química devidamente balanceada.
Substituindo os valores das concentrações do gráfico na expressão do equilíbrio químico, também conhecida como expressão de ação das massas, temos:
Kc = (8 x 8)/(2 x 2) = 64/4 = 16.
Dessa forma, quando a reação atinge o equilíbrio químico, as concentrações das espécies químicas envolvidas não variam ao longo do tempo e a expressão de ação das massas pode ser calculada, dando o valor da constante de equilíbrio (Kc) para uma dada temperatura constante, neste caso, 16 (letra B).
Aprenda mais sobre equilíbrio químico em: https://brainly.com.br/tarefa/8782351
#SPJ2