Filosofia, perguntado por luizalmeidadiscente, 5 meses atrás

3) Sobre a relação do atomismo antigo com a concepção moderna do átomo é INCORRETO afirmar que: *

a) A concepção moderna do átomo é idêntica à antiga, haja vista, em ambas, ser aquilo que não tem parte, mas que varia conforme a figura, ordem e posição.
b) O átomo, para Demócrito, era um conceito pensado como elemento básico da matéria, sendo, então, eterno, indivisível e indestrutível.
c) A concepção moderna do átomo provavelmente teve alguma inspiração na abderista, mas sua estruturação é fundamentalmento muito diferente da antiga.
d) Para Demócrito, os átomos são eternos, já, para os modernos, são elementos que podem ser criados numa explosão de supernova, por exemplo.
e) Na concepção antiga dos abderistas, o átomo é indivisível, já, na moderna, sabe-se que há partículas subatômicas.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
1

3) Sobre a relação do atomismo antigo com a concepção moderna do átomo é INCORRETO afirmar que:

a) A concepção moderna do átomo é idêntica à antiga, haja vista, em ambas, ser aquilo que não tem parte, mas que varia conforme a figura, ordem e posição.

Embora a ciência moderna deva, por assim dizer, à Demócrito e Leucipo, a ideia do átomo, para esses primeiros pensadores, esse elemento primordial seria então, eterno, indestrutível e indivisível.

Hoje, sabemos que essa concepção está ultrapassada. Sabemos hoje que os átomos são elementos que comportam partículas menores como os elétrons, prótons e nêutrons e que podem ser rompidos, como na fissão nuclear e são portanto, divisíveis.  Aprendemos também que podem ser destruídos.

Bons estudos!

Perguntas interessantes