3)
A Antropologia brasileira, a partir da década de 1980, foca na análise da diversidade de valores, expressões culturais e modos de ser dos grupos sociais urbanos, com ênfase nos estudos de gênero, sobretudo as relações entre o homem e a mulher, o papel da mulher na sociedade e os direitos da mulher. Além disso, vemos estudos sobre prostituição, sobre os diferentes modelos de família, etc. Considerando seus conhecimentos sobre a antropologia urbana, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Não há, segundo a antropologia brasileira, diferenças significativas entre os grupos sociais que vivem no contexto urbano e as culturas que se desenvolvem nas zonas rurais do Brasil.questões produtivas.
b)
A antropologia brasileira aponta que, historicamente, produzimos nações que desenvolvem uma identidade nacional, sendo assim, não há diferenças identitária entre quem vive na cidade ou no campo.
c)
A antropologia brasileira tem demonstrado que há enorme diversidade no contexto urbano, com a formação de diversos grupos, já que modos de ser e valores se constituem a partir de muitas variáveis, como, por exemplo: classe, gênero e raça.
d)
Nas cidades temos pouca diferenciação na formação da identidade dos indivíduos, pois, conforme a antropologia urbana brasileira, esse é um dos principais pontos da vida social na sociedade urbana, o processo de homogeneização cultural.
e)
As questões relacionadas aos processos econômicos e políticos não são objeto de análise da antropologia urbana brasileira, pois seu olhar está focado na cultura que não está atrelada às questões produtivas.
4)
Podemos afirmar que os principais canais de diálogo entre Antropologia e Serviço Social nas reflexões da chamada Antropologia Urbana. Analise as afirmações abaixo sobre o tema.
I – Como na Antropologia Urbana há muitas pesquisas sobre grupos sociais marginalizados, refletindo sobre a construção de valores em suas relações sociais específicas, acaba havendo um encontro de interesses com a área da assistência social.
II – Os estudos produzidos pela antropologia contribui para desconstruir os estereótipos sobre grupos sociais marginalizados, isso é importante para evitar preconceitos e propiciar uma formação profissional adequada para lidar com a diversidade social.
III – O diálogo entre antropologia e Serviço Social não é possível, pois a atuação dos profissionais Antropologia e do Serviço Social são excludentes entre si, na medida em que a antropologia fica presa a questões teóricas e conceituais, enquanto o Serviço Social lida com problemas práticos.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Somente as afirmações I e II estão corretas.
b)
Somente as afirmações II e III estão corretas.
c)
Somente as afirmações I e III estão corretas.
d)
Somente a afirmação I está correta.
e)
Somente a afirmação II está correta.
5)
Analise as afirmações abaixo, considerando a web aula sobre Antropologia brasileira:
I – As pesquisas antropológicas da década de 1940, focaram suas análises nos grupos de índios, negros e sertanejos, buscando refletir sobre o "povo brasileiro" como um todo.
II - Nas décadas 1930 e 1940 percebemos a busca por compreender o que podemos chamar de "identidade nacional". Essa fase da Antropologia se prolonga até a década de 1960.
III –– No Brasil, os primeiros estudos "antropológicos" já apresentaram características relativistas e focavam no processo de urbanização e industrialização.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Está correta somente a afirmação I.
b)
Está correta somente a afirmação II.
c)
Está correta somente a afirmação III.
d)
Estão corretas somente as afirmações I e II.
e)
Estão corretas somente as afirmações I e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Não sei a resposta.
Por favor, se alguém souber, me ajuda...são as respostas da AV2 antropologia serviço Social 8.º semestre.
Por favor, se alguém souber, me ajuda...são as respostas da AV2 antropologia serviço Social 8.º semestre.
vivianeehercule:
C, E, C
Perguntas interessantes