20- Defina:
a) Blastocele
b) Blastoderme
c) Blastóporo
d) Arquêntero
e) Ectoderme
f) Endoderme
g) Mesoderme
h) Gástrula
i) Nêurula
j) Celoma
k) Acelomado
l) Pseudoceloma
m) Celomado
n) Trofoblasto
o) Embrioblasto
p) Blastodisco
q) Mesentoderme
r) Protostômio
s) Deuterostômio
t) Diblástico
u) Triblástico
v) Notocorda
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Blastocélio,ou blastocele. também denominado cavidade de segmentação, é a região central da blástula, resultado de várias divisões mitóticas denominadas segmentação ou clivagem. É o segundo estado de desenvolvimento do embrião dos animais.
Blastoderme Película, que se desenvolve sobre um germe e é formada de duas laminas, a exterior das quais há de constituir a pele, e a interna o intestino.
Blastóporo Denominação atribuída ao furo da gástrula, que é a responsável pela comunicação do intestino primitivo com o meio exterior; também é denominado por boca primitiva.
Arquêntero ou intestino primitivo é a cavidade da gástrula nos embriões de animais. Comunica-se com o exterior por um orifício denominado blastóporo.
Ectoderme A ectoderme é a camada exterior de um embrião em desenvolvimento. As outras duas camadas do embrião são a mesoderme e a endoderme. A ectoderme forma-se durante a gastrulação, no estágio em que o sistema digestório primitivo está a se formar. Forma-se a partir do epiblasto.
Mesoderme A mesoderme é um folheto embrionário que se forma na terceira semana de gestação, após a gastrulação, durante a neurulação no embrião dos animais triploblásticos, como os vertebrados. Situado entre a endoderme e a ectoderme, envolve uma cavidade com líquido chamada celoma que forma parte do sistema digestivo. Dá origem ao mesênquima e aos somitos.
Gástrula Em biologia e especificamente em embriologia, gástrula é a terceira fase do desenvolvimento embrionário dos animais triploblásticos.
Nêurula é o nome dado ao estágio do desenvolvimento do embrião em que se pode verificar, na sua superfície dorsal, estruturas semelhantes a lábios, conhecidas como dobras neurais.
Celoma é uma cavidade embrionária preenchida por fluido celômico e revestida por mesoderme. Esta cavidade embrionária deve ser revestida completamente por mesoderme para ser caracterizada como celoma verdadeiro.
Acelomado são animais que não apresentam celoma. Como o celoma central é uma cavidade totalmente revestida pela mesoderme, poderia-se acreditar que apenas animais diblásticos (como os cnidários e ctenóforos) fossem acelomados, já que estes apresentam como folhetos embrionários apenas a endoderme e a ectoderme
Trofoblasto é a camada mais externa do blastocisto, É considerado o primeiro dos anexos embrionários. Libera um hormônio, a gonadotrofina coriônica humana que mantém os níveis de progesterona, sustentando assim a gravidez.
Embriotlasto é a massa interna de células do blastocisto, que formará o embrião propriamente dito; enquanto o trofoblasto (camada externa de células) formará a placenta. O embriotlasto (disco embrionário) é dividido em epiblasto e hipoblasto, esse último está em contato com a blastocele.
Blastodisco - Em embriologia, clivagem é o desenvolvimento de um organismo multicelular através de uma série de divisões mitóticas, onde o grande volume de citoplasma do embrião é dividido em numerosas pequenas células nucleadas, chamadas blastômeros.
Mesentoderme é um folheto embrionário que tem como origem os macrômeros da blástula, que se dobram para dentro da blastocele dando origem ao arquêntero e ao blastóporo.
Protostômio é um clado de animais com simetria bilateral e três camadas germinativas. O nome do grupo deriva do fato que no desenvolvimento embrionário a boca é formada antes do ânus.
Deuterostômio, é um grupo de animais ligados por diversos aspectos embrionários peculiares, como a forma de clivagem, a forma de suas larvas, o desenvolvimento do celoma e pelas aberturas embrionárias que irão originar a boca (posteriormente) e ânus (primeiramente).
Diblástico, ou diblástico é a designação dada ao embrião que deriva de apenas dois folhetos embrionários, uma camada mais exterior, a ectoderme, e uma camada mais interior, a endoderme, não desenvolvendo o mesoblasto ou mesoderma.
Triblástico, são animais que possuem três tipos de tecidos: ectoderme, mesoderme e endoderme
Notocorda bastão dorsal flexível, presente apenas nas fases embrionárias dos vertebrados, em que é substituído, total ou parcialmente, pela coluna vertebral, e persistente nos anfioxos e lampreias, nos quais constitui o eixo de sustentação do corpo; corda-dorsal, notocórdio.