2)
O texto apresenta uma reflexão acerca da relação entre o texto, o autor e o leitor, observe:
"A partir do pressuposto de que o texto é lugar de interação de sujeitos sociais, os quais, dialogicamente, nele se constituem e são constituídos, Kleiman (2009) interpreta que a atividade de leitura corresponde a uma interação a distância entre leitor e autor via texto".
(BRUM, L. S. ; BARIN, N. T. R. . A interação entre autor/texto/leitor nas práticas de leitura do ensino médio. In: Revista Novas Letras (UNIFAE), Santa Maria, RS, p. 32 - 33, 09 jun. 2012.)
Nesse sentido, é correto afirmar que tal relação é essencial para a leitura e compreensão do texto, uma vez que:
Alternativas:
a)
o leitor escolhe o texto que deseja ler por causa do autor e suas relações diretas com o público, caso contrário nenhum leitor compreende textos de autores desconhecidos.
b)
o leitor, ao ler um texto, busca no prefácio informações que auxiliem-no ao longo da leitura, especialmente nos dados biográficos que permitem um estudo maior do autor.
c)
o leitor, ao ler um texto, realiza uma interação com o autor apenas em textos escritos em 2ª pessoa, nos demais textos, onde não há esse diálogo com o leitor, isso não ocorre.
d)
o leitor, ao ler um texto, necessita buscar informações biográficas do autor para realizar a leitura, sem tal pesquisa não é possível compreender as posições dele.
e)
o leitor, ao dialogar com o texto também dialoga com o autor, uma vez que as concepções de quem produziu tal texto está presente em sua escrita.
Soluções para a tarefa
resposta correta: letra E :o leitor, ao dialogar com o texto também dialoga com o autor, uma vez que as concepções de quem produziu tal texto está presente em sua escrita.
A é falsa, pois se o texto for suficientemente claro é possível, ao menos em nível superficial, compreendê-lo mesmo sem saber nada sobre o autor.
B é falsa, o leitor busca interpretar o texto durante o ato da leitura.
C é falsa, é possível estabelecer uma relação com o autor mesmo em biografias ou mesmo manuais técnicos.
D é falsa, embora tais informações certamente ajudem a construir o significado daquilo que é lido, não são de modo algum necessárias para a compreensão básica.
E é verdadeira, sendo a leitura, como toda arte, um modelo de experiência receptiva, onde quem experimenta ajuda a construir, pela experimentação, o significado da experiência.