2 – Leia o texto a seguir: Daí por diante é a degringolada. Forças surdas começam a minar as bases do trono e, embora a ideia republicana se alastrasse lentamente, é sensível o desprestígio em que vão caindo as instituições monárquicas. O império se mostra incapaz de resolver os problemas nacionais, a começar pela emancipação dos escravizados, de cuja solução dependia o progresso do país. E por isso sua estabilidade estava definitivamente comprometida. PRADO JR., Caio. Evolução política do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1999. p. 102 (Adaptado). Identifique as instituições monárquicas mencionadas no texto e explique as razões que culminaram no processo de desgaste político e social, durante o final do século XIX.
Soluções para a tarefa
Respondido por
53
As instituições monárquicas eram as construções sociais que acabavam favorecendo a Monarquia no Brasil. Algumas delas eram:
- A Constituição de 1824, outorgada por Dom Pedro I, que garantia a unidade territorial, dividia o governo em quatro poderes e determinava o voto censitário;
- Poder moderador, que reconhecia ao imperador um instrumento que o permitia intervir em casos de conflitos entre instituições, ou seja, era um poder era considerado superior aos demais;
- Religião oficial do Brasil, a religião Católica Apostólica Romana, impossibilitando uma maior liberdade religiosa;
- Privilégios de nascimento dos nobres, que recebiam títulos de nobreza.
Essas instituições foram se desgastando com o passar do tempo, pois a monarquia foi perdendo prestígio ao longo do século XIX, através de questões militares, republicanas, abolicionistas e religiosas, até terminar definitivamente em 1889, com o golpe militar que levou à proclamação da república, dando fim à monarquia.
Leia mais sobre questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/25825748
Anexos:
Perguntas interessantes
Biologia,
5 meses atrás
ENEM,
6 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Saúde,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás