2. (Interbits 2017) Nove entre dez brasileiros atribuem a Deus sucesso financeiro Nove entre dez brasileiros dizem que seu sucesso financeiro se deve a Deus, mostra pesquisa Datafolha. A porcentagem supera 90% entre os religiosos, é de 70% entre os sem religião e aparece até mesmo entre os que se declaram ateus: 23% concordam com a declaração. Quanto menor a escolaridade e menor a renda, maior a gratidão a Deus pelas conquistas terrenas. Ainda assim, são 77% os graduados que atribuem responsabilidade divina às finanças, e 7 entre 10
entre os que têm renda mensal acima de 10 salários mínimos (R$ 8.800, pelo valor atual). Assim como o protestantismo foi capaz de apoiar o progresso financeiro e o lucro no início da modernidade, as religiões evangélicas conseguiram atualizar seus costumes e hábitos para se adaptar ao novo capitalismo mundial."O discurso de que os fiéis são capazes de 'se virar', virar patrões de si mesmos, cria um outro 'éthos'
adequado a momentos de precariedade."
Considerando a notícia acima e os estudos sociológicos que relacionam o capitalismo com a religião, assinale a alternativa incorreta.
A) Émile Durkheim considerava a religião como um fato social fundamental para a sociedade.
B) A notícia apresenta uma forte relação entre a religião contemporânea e o protestantismo do início do capitalismo que Max Weber analisou.
C) Atribuir o sucesso econômico à vontade é Deus pode ser considerado como uma forma ideológica de pensamento, seguindo uma análise marxista.
D) O protestantismo contemporâneo se alinha de forma bastante eficaz com o ideal atual de empreendedorismo.
E) Os ateus são os únicos que descartam a influência da vontade divina sobre a vida financeira dos indivíduos.
3. (Upe-ssa 1 2016) A diversidade religiosa trazida da África para o Brasil pode ser explicada pelo processo escravocrata empreendido pelos europeus a partir do século XVI. A presença marcante dos diferentes grupos iorubás e jejês, vindos do oeste africano, permitiu que os rituais religiosos dos povos africanos recebessem influência de outros rituais e religiões. Em Pernambuco, as matrizes religiosas africanas receberam várias denominações. Sobre isso, assinale a alternativa que indica um ritual de matriz africana frequente na Região Metropolitana do Recife.
A) Xangôs
B) Catimbó
C) Pajelança
D) Protestantismo
E) Tambor de Crioula
4. (Ebmsp 2016) O Estado Islâmico demoliu três tumbas na cidade histórica síria de Palmira, disse ontem, 4 de setembro de 2015, o diretor de antiguidades do país, Maamoun Abdulkarim. A informação é divulgada dias após o grupo radical destruir templos que eram dois dos mais antigos e venerados locais religiosos do Oriente Médio. Nesta semana, o grupo detonou explosivos no Templo de Bel, que tinha 2 mil anos de idade, em sua campanha para destruir monumentos antigos e artefatos considerados por eles contrários ao Islã. A violência cultural executada pelo Estado Islâmico pode ser identificada, também, no Brasil,
A) na violência urbana, em que o cidadão é continuamente assaltado por marginais que agem fora do controle dos órgãos responsáveis pela segurança da sociedade.
B) na ação de milícias e grupos de extermínio que perseguem, sem descanso, os traficantes e usuários de drogas.
C) nos conflitos de terras que atingem povos indígenas, populações quilombolas e posseiros contra fazendeiros e grandes proprietários de terras.
D) nas lutas religiosas entre católicos e protestantes pela conquista de maior número de adeptos nas grandes cidades contemporâneas.
E) nos ataques de extremistas e fundamentalistas religiosos a terreiros e símbolos religiosos do candomblé, expressão da religiosidade afro-brasileira.
5. (Interbits 2012) Leia. Egito tem 1o canal de TV com mulheres totalmente cobertas O Egito ganhou seu primeiro canal de TV no qual todas as mulheres que aparecem se vestem com o véu muçulmano completo, ou niqab. O canal chamado Maria leva o nome de uma das mulheres do profeta Maomé. Uma das diretoras da emissora diz que mulheres que usam o niqab são discriminadas na imprensa, mas que no canal podem encontrar emprego e falar de seus problemas e realidades. O canal é um sinal da maior liberdade religiosa que os egípcios experimentam desde a queda de Hosni Mubarak.
Sobre a liberdade religiosa, assinale a alternativa CORRETA.
A) Mulheres muçulmanas que usam o niqab não sofrem preconceito no Egito, mas sim na França.
B) As mulheres que usam niqab não percebem, mas estão sendo vítimas de violência.
C) A percepção de liberdade varia conforme o meio ambiente de cada lugar.
D) A liberdade religiosa pressupõe o respeito às manifestações culturais de cada religião.
E) A liberdade religiosa pressupõe que o Estado seja laico e que todos os símbolos religiosos deixem de ser utilizados pelas pessoas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- d) ampliação de práticas missionárias, mobilizando os meios de comunicação de massa
2- c) Atribuir o sucesso econômico à vontade é Deus pode ser considerado como uma forma ideológica de pensamento, seguindo uma análise marxista.
3- a) Xangôs
4- e) nos ataques de extremistas e fundamentalistas religiosos a terreiros e símbolos religiosos do candomblé, expressão da religiosidade afro-brasileira.
5- a) Mulheres muçulmanas que usam o niqab não sofrem preconceito no Egito, mas sim na França.
6- d) o caso de Realengo ilustra o papel do fanatismo religioso no mascaramento de desejos reprimidos.
Não sei se algumas estão corretas, principalmente a 2 e a 5, mas foi isso que eu coloquei
Espero ter ajudado!!
Resposta:
1.D
Explicação:
Marx associa a igreja como um dos mais importantes sistemas que compõe o complexo sistema de alienação do trabalhador.