2. Gonçalves Dias foi um dos primeiros poetas românticos do Brasil e um dos responsá- veis pela divulgação e consolidação dessa estética no país. Sua obra é referência como poesia nacionalista. Para tanto, o poeta filia-se a uma tradição literária romântica que já existia na Europa desde o final do século XVIII.
a) O poema de Gonçalves Dias apresenta uma epígrafe que cita o poeta alemão Goethe, considerado um dos fundadores do Romantismo. Leia esta tradução livre do texto da epígrafe.
Você conhece a terra onde limões florescem, laranjas-ouro ardem na folhagem? Conhece-a, porventura? Para lá! para lá que eu quero me mudar.
• Releia o poema "Canção do exílio" e explique que elementos de sua composição o relacionam ao poema de Goethe.
b) Ao citar Goethe, Gonçalves Dias não reproduz o texto de forma fiel, mas adaptada Leia a tradução livre dos versos originais.
Você conhece a terra onde limões florescem, laranjas-ouro ardem na folhagem, um suave vento sopra vindo do céu, murta: árvor a murta está serena e alta sobre os louros? arbusto. Conhece-a, porventura? Para lá! para lá que eu quero me mudar contigo, ó, meu amor.
- Quais sentidos se alteram com a adaptação de Gonçalves Dias?
c)Releia "Canção do exílio" e explique por que os cortes feitos pelo autor reforça entido de seu próprio poema.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A - Considerando a produção de Gonçalves Dias e Goethe, é possível destacar que o poema a canção do exílio, assim como a obra do alemão, destacam as belezas da terra e seus atributos.
B - Os sentidos são alterados a partir da tradução, pois Goethe destaca os elementos da Alemanha, predominando a característica europeia, sendo esses diferenciados das terras brasileiras.
C - Às duas composições exaltam a natureza, sendo que Goethe destaca as laranjeiras e Gonçalves Dias as palmeiras.
Características da obra A canção do exílio
A canção do exílio é uma obra criada na época que Gonçalves Dias morava em Portugal. Esse foi um texto adaptado para outros textos, ou seja, a intertextualidade esteve presente nas seguintes criações:
- Canção do exílio, autor Murilo Mendes;
- Nova canção do exílio, autor de Carlos Drummond de Andrade;
- Canção do exílio, de Casimiro de Abreu.
Outras características que destacam esse texto é a musicalidade e a idealização, ambas compreendem a forma como eram escritos os textos no romantismo.
Saiba mais sobre os textos de Gonçalves Dias em:
https://brainly.com.br/tarefa/23115258
https://brainly.com.br/tarefa/40564044
#SPJ1