2. Como promover a educação estética na sala de aula? Para responder a essa pergunta atente para o texto que segue: “...Vygotsky, considera que quanto mais a criança “veja, ouça e experimente, quanto mais aprenda e assimile, quando mais elementos da realidade disponha em sua experiência, tanto mais considerável e produtiva será, como as outras circunstâncias, a atividade de sua imaginação” (2006, p. 18). Isto pode ocorrer por meio do oferecimento de diferentes possibilidades de leitura de imagens, por meio do contato com fotografias (publicadas em jornais, revistas), literatura, pinturas, quadrinhos, desenhos, esculturas, peças de teatro, dança, computador, televisão, filmes, imagens publicitárias (cartazes, outdoors, anúncios, charges) entre outros. A escola e os professores são os mediadores que devem oferecer perspectivas teóricas e práticas, discussões e experiências com atividades que promovam o entendimento de formas de expressão, das tradicionais e novas técnicas artísticas”. (CASTILHO, Ana Lúcia Serrou; FERNANDES, Vera Lúcia Penzo . Questão estética no ensino de artes no ensino fundamental. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada7/_GT4%20PDF/QUEST%C3O%20EST%C9TICA%20NO%20ENSINO%20DE%20ARTES%20NO%20ENSINO.pdf)
a) Um caminho para promover a educação estética na sala de aula é a criação de experiências variadas de contato amplo com a arte dos museus e também com as imagens do mundo, em que o professor seja um mediador desse contato entre o campo da cultura e a criança.
b) O principal caminho para colocar a educação estética em prática é a criação de atividades que priorizem o contato das crianças exclusivamente com a arte dos museus e o professor apresentando a ela as informações corretas sobre essas obras.
c) O caminho destacado pelo texto é a ênfase nas imagens do mundo como substitutas às imagens tradicionais da arte dos museus no foco educativo, sendo o professor o responsável pela escolha de imagens do mundo que auxiliem na educação infantil.
d) A direção apontada pelo texto contradiz as teorias de Vygotsky e busca uma ação do professor que restrinja as experiências dos estudantes para que as mesmas sejam orientadas apenas na direção das aprendizagens necessárias à etapa da educação em que se encontram.
3. A Pedagogia Nova também foi conhecida como movimento Escola Nova. Esse movimento, originário da Europa e Estados Unidos ainda no século XIX surgiu no Brasil nos anos 1930, mas ganhou destaque a partir dos anos 1950 e 1960, com escolas experimentais. Assinale a alternativa que NÃO corresponde às suas ideias:
a) Os teóricos de referência para os processos de aprendizagem adotados por essa tendência foram os americanos John Dewey e Victor Lowenfeld, assim como o inglês Herbert Read.
b) As aulas sobre sua influência mantiveram o desenho como principal conteúdo do ensino da arte, optando igualmente por uma ênfase utilitária, de preparação para o trabalho.
c) As ideias e teorias que apoiaram essa tendência reforçaram a importância da arte como expressão.
d) A ênfase não era dada sobre o resultado ou produto artístico, mas sobre o processo vivenciado a partir de experiências com arte, um “aprender fazendo”.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
me ajudem por favor....
Respondido por
2
Resposta:
por meio de oficinas material de apoio e didático
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás