2) A primeira lei da termodinâmica, chamada lei de conservação de energia, indica que a energia não se cria, nem se destrói, ela se transforma. No caso do corpo humano, a energia necessária para atender à demanda solicitada para o trabalho biológico é sintetizada a partir dos alimentos ingeridos. Portanto, o equilíbrio energético oferece indicações quanto ao estado nutricional com consequências diretas na variação do peso corporal. A relação ingestão-gasto energético, apresenta três possíveis situações: Balanço energético positivo, balanço energético negativo e balanço isoenergético. Neste sentido podemos afirmar que: I. Quando a ingestão excede a necessidade energética, ocorre o que se denomina balanço positivo e a energia extra não utilizada pelo organismo será estocada na forma de gordura e resulta em um aumento de peso corporal. II. Quando o gasto energético, ultrapassa a ingestão, passa a existir um equilíbrio isoenergético, onde a ingestão energética é o gasto energético são iguais, sendo assim o peso corporal é mantido. III. O balanço energético negativo é a condição onde a ingestão energética é inferior ao gasto energético. Logo não haverá modificações no peso corporal. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Em relação a ingestão-gasto energético podemos afirmar que quando a ingestão excede a necessidade energética, ocorre o balanço positivo e a energia extra não usada pelo organismo será estocada na forma de gordura, resultando em um aumento de peso corporal.
Apenas a alternativa I está correta.
O que é balanço energético?
Esse balaço é a relação entre o que consumimos em calorias e o nosso gasto de energia.
- Balanço positivo: consumo de calorias maior do que é gasto, gerando aumento de peso.
- Balanço negativo: consumimos menos calorias do que gastamos, resultando em perda de peso.
- Equilíbrio isoenergético: o consumo e o gasto de calorias são iguais.
Aprenda mais sobre balanço energético aqui: https://brainly.com.br/tarefa/22671505
#SPJ4
Resposta:
1) Nutrição e alimentação não são termos equivalentes que podem ser utilizados indistintamente. __________________ constitui um procedimento no qual predomina o desejo da satisfação sobre a necessidade. Ao passo que ____________________, por estarem implícitos conhecimentos quanto aos fundamentos reguladores do metabolismo de nutrientes, tem mais relação com investigação e evidências científicas. A alimentação é ____________________ e a nutrição é ___________________.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Alternativas:
a) Alimentação, nutrição, um ato de consumo, uma ciência. Alternativa assinalada
b) Nutrição, alimentação, uma ciência, um ato de consumo.
c) Nutrição, alimentação, uma necessidade, um hábito.
d) Alimentação, nutrição, um hábito, uma necessidade.
e) Nutrição, alimentação, um processo metabólico, um ato de consumo.
2) A primeira lei da termodinâmica, chamada lei de conservação de energia, indica que a energia não se cria, nem se destrói, ela se transforma. No caso do corpo humano, a energia necessária para atender à demanda solicitada para o trabalho biológico é sintetizada a partir dos alimentos ingeridos. Portanto, o equilíbrio energético oferece indicações quanto ao estado nutricional com consequências diretas na variação do peso corporal. A relação ingestão-gasto energético, apresenta três possíveis situações: Balanço energético positivo, balanço energético negativo e balanço isoenergético. Neste sentido podemos afirmar que:
I. Quando a ingestão excede a necessidade energética, ocorre o que se denomina balanço positivo e a energia extra não utilizada pelo organismo será estocada na forma de gordura e resulta em um aumento de peso corporal.
II. Quando o gasto energético, ultrapassa a ingestão, passa a existir um equilíbrio isoenergético, onde a ingestão energética é o gasto energético são iguais, sendo assim o peso corporal é mantido.
III. O balanço energético negativo é a condição onde a ingestão energética é inferior ao gasto energético. Logo não haverá modificações no peso corporal.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a) I, apenas. Alternativa assinalada
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) III, apenas.
e) II e III, apenas.
3) É conhecido que a saúde da população é resultado da interação entre fatores genéticos e vários fatores ambientais. Nossa genética não apresenta fortes mudanças há pelo menos 10.000 anos, já a prática de atividade física no cotidiano sofreu mudanças relevantes, em consequência do processo de industrialização. A alimentação, por sua vez, tem mudado constantemente e alterado nosso gasto energético. Portanto, dentre os fatores ambientais a nutrição/alimentação pode ser considerada o de maior importância para uma melhor qualidade de vida.
De acordo com o texto acima, qualidade de vida pode ser conceituada como:
Alternativas:
a) Estado de ausência de doença e sistema de valores nos quais vive o ser humano, se relacionando de forma harmônica com o meio ambiente e com a comunidade na perspectiva e provocar mudanças.
b) Compreensão do individuo de sua posição de vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais vive em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Alternativa assinalada
c) Estado de completo bem-estar físico, mental e social, contemplando de forma integral a pessoa em seus aspectos orgânicos, psíquicos e social. Constitui uma situação de equilíbrio dinâmico.
d) É a percepção de satisfação e conforto físico, psíquico do individuo no contexto da cultura e sistema de valores nos quais vive em relação a suas expectativas. É um conceito multidimensional.
e) As expectativas de conforto e a ausência de preocupações que tem um reflexo na saúde do indivíduo. Fato que nos leva a aceitar diferentes níveis de qualidade de vidas nas pessoas.
4) Os mecanismos que convertem a energia química em trabalho, fazem parte de milhões de células do organismo. As células musculares, da mesma forma que a maioria das células, precisam da presença de uma substância captadora da mesma procedente da oxidação dos alimentos que fornecem substratos calóricos e que libere a energia acumulada para as reações químicas ou processos metabólicos.
A substância mais importante deste tipo no organismo humano é:
Alternativas:
a) Creatina fostato.
b) Glicogênio.
c) Adenosina Trifosfato. Alternativa assinalada
d) Adenosina monofosfato.
e) Adenosina difosfato.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA