Biologia, perguntado por nycollasmarques485, 5 meses atrás

2. A arquea da espécie Pyrolobus fumarii é encontrada em fontes hidrotermais oceânicas, vivendo em tem peraturas próximas a 130° C. Além desta, existem outras bactérias e arqueas vivendo em locais de con dições similares, que são inviáveis para outros seres vivos. Além de sua importância à indústria, esses microrganismos despertam o interesse dos cientis tas que estudam a origem da vida na Terra.

A respeito do tema abordado, responda às ques tões a seguir.

a) Classifique as bactérias e as arqueas conforme a classificação em cinco reinos, e conforme a classificação em três domínios.

b) Por que a existência de microrganismos em fontes hidrotermais desperta o interesse dos cientistas que estudam a origem da vida na Terra? Explique sua resposta.

c) Apesar de não existir um consenso na comuni dade científica a respeito de como a vida teria se originado na Terra, a comunidade científica aponta que alguns fatores foram primordiais a esse evento. Quais são eles? Explique-os.

d) Compare as três explicações mais recentes elabora das para explicar a origem da vida em nosso planeta.​

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandasoares0002
5

Com relação a origem da vida na Terra,

a) Reino Monera ⇒ bactérias e árqueas.

Domínio Archea ⇒ árqueas; domínio Bacteria ⇒ bactérias.

b) As condições da Terra primitiva eram extremamente desacolhedoras, assim como em fontes hidrotermais e outros ambientes extremófilos.

c) A presença dos elementos químicos mais abundantes nos seres vivos: o Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Fósforo e Enxofre.

d) A panspermia diz que a vida se originou no espaço e chegou a Terra por meio de meteoros. A teoria da biogênese e abiogênese propõe respectivamente que, um ser vivo sempre vem de outro; e os seres vivos podem surgir espontaneamente a partir da matéria não-viva.

A teoria mais aceita é a da Evolução Química pré-biótica, que buscou observar a evolução química dos elementos presentes na Terra sob as condições primitivas.

Vamos entender melhor.

Origem da vida

As teorias sobre a origem da vida evoluíram ao longo da história científica até os dias atuais, onde a mais aceita é a da evolução química.

Abiogênese x Biogênese

  • Abiogênese

Na abiogênese, também chamada de geração espontânea, os cientistas defendiam que os seres vivos poderiam surgir espontaneamente a partir da matéria inanimada. Para os defensores da abiogênese, no ar havia um princípio ativo/força vital que permitiria  a matéria não-viva se converter em um ser vivo.

Essa teoria caiu por terra, mas foi defendida por John Needham, René Descartes e Aristóteles.

  • Biogênese

Nessa teoria é proposto que um ser vivo só pode surgir a partir de outro e foi amplamente defendida por Francesco Redi, Lázaro Spallanzani e Louis Pasteur.

Panspermia

Essa hipótese foi proposta por Anaxágoras, onde postulou que a vida na surgiu inicialmente no espaço, sendo trazida por meteoros que continham esporos para a Terra.

Ao se chocarem com a Terra, esses esporos desenvolveram-se e deram origem a vida primitiva.

Hipótese de Oparin-Haldane

Propuseram o surgimento da vida na Terra a partir de uma evolução química pré-biótica, onde, antes da origem da vida, substâncias químicas mais simples se organizaram e formaram moléculas orgânicas complexas.

Essa hipótese foi reforçada pelo experimento de Stanley Miller, que recriou as condições na vida na Terra e observou o aparecimento de alguns aminoácidos e agregados de proteínas, chamados de coacervados.

O primeiro ser vivo

Devido as condições da vida na Terra, acredita-se que o primeiro ser vivo tenha sido uma bactéria unicelular e que realizava fermentação.

As condições extremófilas da Terra primitiva despertam interesse dos cientistas no estudo das Archea, que são organismos presentes em ambientes inóspitos.

Aprenda mais sobre Origem da Vida em: brainly.com.br/tarefa/20679630

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes