14) (H110309F5) Leia o texto abaixo. [...] D. Pedro I abdicou do trono, na década de 1830, em favor de seu filho, então com cinco anos de idade. Como a menoridade impedia o então herdeiro do trono de assumir o cargo de imperador, o governo do Brasil ficou sob a responsabilidade de regentes. As regências tiveram que articular uma nova configuração política para o Império, além de terem que enfrentar várias revoltas que eclodiram após a abdicação de D. Pedro I. [...] FERNANDES, Cláudio. Brasil Império. In: Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2018. Fragmento. De acordo com esse texto, o Período Regencial A) aconteceu posteriormente ao Golpe da Maioridade. B) antecedeu ao Primeiro Reinado na colônia. C) apresentou média duração na história do Império. D) ocorreu simultaneamente à Independência. E) teve curta duração na história do Brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B) antecedeu ao Primeiro Reinado na colônia.
Explicação:
Período Regencial foi o momento da História do Brasil entre o Primeiro e o Segundo Reinado. Teve início depois que Dom Pedro I abdicou ao trono (1831) e se entendeu até o denominado Golpe da Maioridade, quando D. Pedro II passou a governar o império.
A alternativa correta sobre o Período Regencial é a letra E) teve curta duração na história do Brasil.
O período de 1831 a 1840 ficou conhecido como Período Regencial, que era quando D. Pedro II ainda não podia assumir o cargo que seu pai, D. Pedro I, ocupava anteriormente.
Esse período iniciou após o Primeiro Reinado na colônia, que se iniciou depois da independência do Brasil, e só teve fim quando houve o chamado Golpe da Maioridade, quando D. Pedro II passou a governar no Segundo Reinado.
Ou seja, esse foi um período de curta duração na história do Brasil, durando apenas nove anos, e se dando entre o Primeiro e o Segundo Reinado.
Veja mais sobre Período Regencial em:
https://brainly.com.br/tarefa/5250805