1° Qual é a diferença entre o Engenheiro Agrônomo e o Técnico Agrônomo?
2° Qual é a diferença entre o técnico de Agropecuária e o Zootecnista?
Soluções para a tarefa
Agronegócio
Com duração média de quatro anos, o curso de Agronegócio é oferecido nos níveis bacharelado e tecnológico e forma profissionais responsáveis por otimizar o potencial econômico da agricultura e pecuária.
Veja também:
Qual a Diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo?
Bacharelado
O bacharelado é voltado para pessoas que estão interessadas em atuar na área de gestão. O curso aborda conteúdos técnicos e científicos relacionados ao processo de produção agropecuária, mas possui enfoque na área de administração.
Por isso, também são aplicados conhecimentos sobre economia e noções de cálculo. Para compreender o mercado agropecuário, conceitos como legislação, logística, políticas e gestão ambiental são vistos e relacionados com a área.
Após a formação, o bacharel está habilitado para gerenciar propriedades rurais e empresas agropecuárias, por meio de ações como definir estratégias de ação e sistemas de produção, dimensionar mão de obra, verificar custos e atuar em todas as etapas de produção agrícola.
Ele pode, ainda, trabalhar na gestão pública para implementar políticas de desenvolvimento agrícola, ser responsável pelas atividades de logística e por negociações com o mercado nacional e internacional.
Tecnológico
Já os cursos tecnológicos têm duração média de três anos e também possuem enfoque na gestão do agronegócio. Alguns são abrangentes, e outros mais específicos, nas áreas de cafeicultura, produção de grãos e mecanização agrícola.
Veja também:
Vale a pena ser tecnólogo?
A grade curricular aborda conteúdos gerais como matemática, química, biologia e física, e conteúdos específicos sobre técnicas para melhorar a produtividade dos rebanhos e plantações como práticas agronômicas e técnicas de fertilidade de solo.
Ao concluir o curso, o tecnólogo pode atuar em um segmento específico da agropecuária, como os estudados ao longo do curso.
Agronomia
O curso de Agronomia também é oferecido nos níveis bacharelado e tecnológico. Os profissionais dessa área trabalham para melhorar e conservar a qualidade e produtividade das plantações e rebanhos.
O conteúdo oferecido nos dois primeiros anos do curso bacharelado envolve as áreas de Ciências Biológicas e Exatas. Após esse período, disciplinas específicas como ciência do solo, agricultura, gestão e administração passam a compor a grade horária do curso. Grande parte das aulas ao longo do curso são práticas e acontecem em laboratórios e fazendas experimentais.
Ao se formar, o profissional dessa área receberá o título de engenheiro agrônomo e, para exercer a profissão, tanto o tecnólogo quanto o bacharelado devem estar registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de sua região.
Ele poderá planejar, coordenar e executar qualquer etapa da produção, do plantio à colheita, da criação do gado ao abate e do processo de venda dos produtos agropecuários. Essas funções podem ser desenvolvidas em órgãos públicos, empresas exportadoras ou importadoras, indústrias e grandes propriedades rurais.
Engenharia Agrícola
Oferecido no nível bacharelado, o curso de Engenharia Agrícola possui duração de cinco anos e forma profissionais responsáveis pelo processo de produção agropecuária, por meio de projetos, administração e técnicas de esquipamentos utilizados nesse setor.
Assim como em todas as graduações de engenharia, os primeiros dois anos do curso abordam disciplinas básicas na área de Exatas e disciplinas específicas, como estudo do solo. A partir do terceiro ano, os conteúdos passam a ser relacionados a administração e as etapas do sistema de produção.
Após a conclusão do curso, os profissionais podem atuar na projeção de mecanização agrícola e eletrificação rural, nos processos de comercialização e distribuição dos produtos e edificações rurais, em fazendas, cooperativas, indústria de máquinas e empresas agrícolas.
Quero começar a estudar. E agora?
Agora que você já sabe a diferença entre os três cursos, já pode decidir qual é o melhor para você. E que tal começar a estudar com bolsas de estudo de até 60% durante todo o curso? Pela plataforma Quero Bolsa, isso é possível! Para garantir a sua é só clicar no botão abaixo, selecionar o curso e efetuar sua pré-matrícula!
Explicação: