1. (UPE) Buscando a Cristo 1 A vós correndo vou, braços sagrados, 2 Nessa cruz sacrossanta descobertos, 3 Que, para receber-me, estais abertos, 4 E, por não castigar-me, estais cravados. 5 A vós, divinos olhos, eclipsados 6 De tanto sangue e lágrimas abertos 7 Pois, para perdoar-me, estais despertos, 8 E, por não condenar-me, estais fechados. 9 A vós, pregados pés, por não deixar-me, 10 A vós, sangue vertido, para ungir-me, 11 A vós, cabeça baixa p'ra chamar-me. 12 A vós, lado patente, quero unir-me, 13 A vós, cravos preciosos, quero atar-me, 14 Para ficar unido, atado e firme. Guerra. GregOrio dc Matos. Poema.s Escolhidos. $Ao Paulo Cultríx, 1989. Considerando a escola literária Barroco, analise as afirmativas a seguir. I. 0 soneto apresenta metonímias que vão relacionando as partes de Cristo ("braços”, "olhos”, "pés”, “sangue”, “cabeça”), substituindo, aos poucos, o todo: Cristo crucificado. Com esse recurso, percebe-se que cada uma das partes do corpo revela uma atitude acolhedora, de bondade e de comiseração. o que assegura ao eu lírico fé e confiança. II. Nesse poema, é perceptível o trabalho com figuras de linguagem representando o aspecto conceptista do Barroco. É um jogo de palavras que se desenvolve também com outros recursos, como as anáforas em "Vós" (v. 5, 9, 10,11,12 e 13). o que parece registrar o desejo do eu lírico de se encontrar com Cristo. III. No soneto, nota-se uma das características típicas da estética barroca, o uso de situações ambivalentes, que permitem a dupla interpretação, como se vê nessa passagem - "braços abertos e cravados" (presos); os braços estão abertos para receber o fiel e, ao mesmo tempo, fechados para não castigá-lo pelos pecados cometidos. IV. 0 texto expõe, de maneira exemplar, ao longo dos versos decassílabos, em linguagem rebuscada, o tema do fusionismo na personificação do fiel, que reconhece os sinais do acolhimento de Cristo e. por isso, esse fiel manifesta o seu desejo de “ficar unido, atado e firme", reforçando ainda a constatação da fragilidade humana. V. Por suas idiossincrasias quanto à visão dos pares antagônicos - pecado/perdão - o poeta utiliza. no final do poema, alguns versos livres e brancos, com os quais obtém um efeito mais leve, de caráter religioso, também cultivado pelo conceptista Padre Vieira. Está correto o que se afirma em: a) I, II e III. b) I. III e IV. c) II, III e IV. d) II, IV e V. e) III, IV eV.
Soluções para a tarefa
Olá! Sua questão é uma e a foto que você postou é de outra questão..
Para a questão que você digitou:
I. O soneto apresenta metonímias que vão relacionando as partes de Cristo ("braços", "olhos", "pés", "sangue", "cabeça"), substituindo, aos poucos, o todo: Cristo crucificado. Com esse recurso, percebe-se que cada uma das partes do corpo revela uma atitude acolhedora, de bondade e de comiseração, o que assegura ao eu lírico fé e confiança.
Correta! Pois metonímia é a utilização da figura de linguagem onde a substituição da palavra está muito próximo à figura de linguagem utilizada.
II. Nesse poema, é perceptível o trabalho com figuras de linguagem representando o aspecto conceptista do Barroco. É um jogo de palavras que se desenvolve também com outros recursos, como as anáforas em "Vós" (v. 5, 9, 10,11,12 e 13), o que parece registrar o desejo do eu lírico de se encontrar com Cristo.
Errada! Pois não é expresso o desejo de encontro.
III. No soneto, nota-se uma das características típicas da estética barroca, o uso de situações ambivalentes, que permitem a dupla interpretação, como se vê nessa passagem - "braços abertos e cravados" (presos); os braços estão abertos para receber o fiel e, ao mesmo tempo, fechados para não castigá-lo pelos pecados cometidos.
Correta!
IV. O texto expõe, de maneira exemplar, ao longo dos versos decassílabos, em linguagem rebuscada, o tema do fusionismo na personificação do fiel, que reconhece os sinais do acolhimento de Cristo e, por isso, esse fiel manifesta o seu desejo de "ficar unido, atado e firme", reforçando ainda a constatação da fragilidade humana.
Errada! A linguagem não é rebuscada e não se trata de fusionismo em si.
V. Por suas idiossincrasias quanto à visão dos pares antagônicos - pecado/perdão - o poeta utiliza, no final do, poema, alguns versos livres e brancos, com os quais obtém um efeito mais leve, de caráter religioso, também cultivado pelo conceptista Padre Vieira.
Correta!
Está correto o que se afirma em:
b) I, III e IV.
Espero ter ajudado!
Resposta:
k
Explicação: