1-Uma pessoa tem em uma de suas mãos um bloco de massa m=3kg Determine a força normal sobre o bloco: a)quando esse está em repouso. b)quando esse tem uma aceleração a=3m/(s ^ 2) para baixo.
2-(na foto)
3-Boa parte dos tombos ocorrem porque as pessoas tropeçam em algo. Explique esses tombos segundo a primeira lei de Newton .
4-Diga qual é a proporcionalidade entre: a)a força resultante e a aceleração resultante. b) a força resultante e a massa. c) a aceleração resultante e a massa.
5-Duas forças na vertical exercem força sobre uma maçã em cima de uma mesa , são elas : a força peso e a força normal. Podemos dizer que a força normal e a força peso sobre a maça é um par de ação e reação da terceira lei de Newton? Justifique sua resposta.
6-Determine a aceleração adquirida por um corpo de massa 2 kg, sabendo que sobre ele atua uma força resultante de intensidade 8N
resto na foto...
Porfavor me ajudem
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) a) Estados em equilíbrio(repouso) Força normal=Força peso
Força normal=3kg*10m/s^2=30N
b) Força para aceleração de 3m/s^2 = 3kg*3=9N
A Força resultante da diferença da força normal e a força peso será de 9N, logo:
9=Força Peso - Força normal
9=30 - Força Normal
Força normal = - 21N (O valor do sinal negativo é puramente sentido de regência. já q a Força normal é o sentido oposto a Força peso e ao sentido de queda.
2) F=m*a
a) 40N= 10kg*a > aceleração igual a 4 m/s^2
b) como o conjunto está na mesma aceleração e a Força normal que atua em cada bloco é proporcional a massa
Força que atua no bloco B é provocada pela massa do bloco A em B, ou seja, será a massa de B vezes a aceleração do conjunto.
Força que A atua em B= mb*a=6*4=24N
Força que B atua em A= ma*a=16N
3) O tombo é causado pela lei da ação e reação, em que a força aplicada pelo pé da pessoa no degrau é equilibrada pela força em que o degrau faz na pessoa. impedindo assim o movimento da pessoa.
Só não termino pq tô sem tempo aqui. Boa sorte!!!