1. Um professor do ensino médio de uma tradicional escola de Juiz de Fora resolveu fazer uma aula prática sobre membrana plasmática com seus alunos. Ele criou em laboratório células com as superfícies fluorescentes para o estudo do modelo proposto por Singer e Nicolson. Neste experimento, ele usou uma célula coma superfície fluorescente e observou-a em microscópio acoplado a um laser. O laser utilizado neste caso é capaz de degradar a fluorescência conjugada às moléculas na superfície celular. Iniciado o experimento, ele expôs um ponto específico da célula ao laser. Após cinco minutos de exposição da incidência do laser, observou que a região exposta perdia a fluorescência, mas o restante da célula continuava fluorescente. Entretanto, após uma hora de exposição, no mesmo ponto focal, toda a célula perdia a fluorescência. Baseado nesse experimento responda à questão abaixo. Quais moléculas perderam a fluorescência e qual é o modelo evidenciado neste experimento? a)Lipídeos e Glicolipídeos – Mosaico fluido. b)Proteínas e Glicoproteínas – Mosaico fluido. c)Lipídeos e Proteínas – Mosaico simétrico. d)Lipídeos e Proteínas – Mosaico fluido. e)Proteínas e Glicoproteínas – Mosaico simétrico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
eae,blz?
resposta é Lipídios e proteínas-Mosaico fluido
Explicação:
A membrana plasmática é composta por uma bicamada lipídica que contém algumas proteínas responsáveis pelo transporte de nutrientes do meio externo para o interno, por conta das proteínas de membrana possuírem movimento pela bicamada o modelo é denominado mosaico fluido
A resposta correta é a letra D, que aponta que Lipídios e proteínas - Mosaico fluido , as células eucarióticas possuem uma membrana células organizada em forma de um Mosaico fluido , onde os lipídios e proteínas estão sendo ligados por ligações químicas e não são rígidas.
A membrana plasmática faz o papel de fazer uma seleção de substancias, sendo um filtro entre o meio externo para o interno, sendo composta de duas camada lipídica com proteínas na sua superfície.