História, perguntado por milenabom0201, 9 meses atrás

1. Sobre o pioneirismo português:

a) Os portugueses são chamados de pioneiros das grandes navegações por terem realizado grandes descobertas neste período.
b) Os portugueses são chamados de pioneiros pois chegaram primeiro ao continente americano.

2. Ainda sobre o pioneirismo português:

a) O reino de Portugal se desenvolveu e pôde investir em melhorias relacionadas à navegação marítima, graças principalmente à sua estabilidade política interna e ao seu território unificado.
b) O reino de Portugal se desenvolveu através de grandes transações comerciais, mas principalmente através das guerras que travou, vencendo reinos como a Inglaterra, a Espanha, entre outros.

3. Qual a alternativa correta sobre as especiarias?

a) Eram mercadorias de alto valor comercial, como pimenta-do-reino, cravo, canela, noz-moscada e gengibre. Portugal enriqueceu muito nesta época pois tinha uma grande produção de especiarias dentro de seu território.
b) Eram mercadorias de alto valor comercial, mas tinham de ser buscadas na Índia (continente asiático). Como a rota convencional para a Índia estava fechada, os portugueses resolveram explorar o continente africano.

4. O que eram as feitorias?

a) Entrepostos comerciais instalados pelos portugueses ao longo do litoral do continente africano.
b) Templos religiosos fundados por jesuítas portugueses para catequização dos povos africanos.

5. Sobre a chegada dos europeus à América...

a) Os espanhois foram os primeiros a chegarem, sob o comando do genovês Cristóvão Colombo.
b) Os portugueses foram os primeiros a chegarem, sob o comando do português Cristóvão Colombo.

6. A chegada à América gerou alguma disputa entre os europeus?

a) Não houve disputa, pois os reinos da Espanha e de Portugal chegaram juntos ao continente, e por isso, dividiram as terras no ato.
b) Houve disputa em relação às novas terras que poderiam ser encontradas, por isso, até o papa teve que intervir e achar uma solução diplomática.

7. O Tratado de Tordesilhas:

a) Foi um tratado assinado em 1494, e determinou a passagem de uma linha imaginária a 370 léguas do arquipélago de Cabo Verde. As terras a oeste (esquerda) seriam espanholas, e as terras a leste (direita) seriam portuguesas.
b) Foi um tratado assinado em 1500, que determinava a liberdade dos portugueses de explorarem as terras do continente americano ao sul da linha do Equador.

8. Sobre a chegada dos portugueses ao Brasil:

a) Os portugueses chegaram aqui liderados por Pero Vaz de Caminha, o grande relator da viagem e dos encontros.
b) Os portugueses chegaram aqui liderados por Pedro Álvares Cabral, que comandava uma frota de 13 embarcação.

9. A chegada dos portugueses..

Gerou uma instalação direta de uma vila portuguesa, a fim de montar assentamento e explorar melhor o interior do território recém descoberto.
Não se deu de forma abrupta e imediata; na verdade, até 1530, só haviam algumas feitorias espalhadas pelo litoral brasileiro.

Gente preciso disso pra agora pfv me ajudem respondam as que vocês conseguirem e já e de muito bom tamanho agradeço a todos que me ajudarem

Soluções para a tarefa

Respondido por carolinemilena61
2

Resposta:

O período das Grandes Navegações e a consolidação da economia mercantil dentro da Europa estabeleceu um novo tipo de relação entre as nações européias. O interesse na conquista de novas rotas comerciais e a descoberta de áreas de colonização permitiu uma relação competitiva entre as nações européias. O controle de uma terra distante e a descoberta de um novo ponto comercial significava a possibilidade de fortalecimento do Estado por meio da expansão de suas atividades mercantis.

Apesar de termos essa situação competitiva se desenvolvendo ao longo da Idade Moderna, o papel pioneiro desempenhado pela nação portuguesa colocou este Estado à frente de outros países durante um bom tempo. Para que possamos entender essa diferença de Portugal em relação ao restante da Europa, é necessário que visualizemos uma série de acontecimentos históricos que contribuíram diretamente para que a nação lusitana fosse a primeira potência marítima de seu tempo.

Um dos pontos que primeiramente diferencia o caso português está relacionado ao processo de formação de sua monarquia nacional. Ao contrário dos longos e desgastantes conflitos que marcam a grande maioria dos processos de formação das monarquias nacionais, Portugal formou um estado centralizado em um relativo curto período de tempo. Já no século XIV, a chamada dinastia de Avis havia fixado uma situação política estável naquele país.

Além disso, devemos também salientar alguns outros aspectos de ordem histórico-geográfica que contribuíram enormemente na vanguarda marítima lusitana. A sua posição geográfica privilegiada transformava o litoral português em ponto de chegada e partida de várias embarcações que circulavam por diversos mares e, principalmente, pelo Oceano Atlântico. Não por acaso, a classe mercantil desse país teve a oportunidade de firmar laços comerciais com diferentes nações.

Sob o ponto de vista tecnológico, Portugal também ocupava uma posição privilegiada em comparação às outras nações do Velho Mundo. Nas primeiras décadas do século XV, com o incentivo do infante Dom Henrique, vários navegadores, cartógrafos, astrônomos, matemáticos e construtores se reuniram em torno do aprimoramento das técnicas de navegação. Tal concentração de estudiosos formou a chamada Escola de Sagres, nome que designa a presença desses vários profissionais na região do Algarve.


milenabom0201: oi brigada, você não sabe como ajudou, mas eu acabei me perdendo um pouco, você poderia botar os numeros de cada resposta pra mim, agradeço.
Perguntas interessantes