1. Sobre o Humanismo em Portugal, assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Foi um movimento extremamente vigoroso e marca a superação total do teocentrismo medieval e o triunfo definitivo do racionalismo, do antropocentrismo e dos ideais clássicos.
( ) Associa-se à noção de antropocentrismo e representou a base filosófica e cultural do Renascimento.
( ) Representa o apogeu da cultural provençal que se irradia na França por meio dos trovadores e jograis.
( ) A língua portuguesa separa-se do galego, estabiliza-se e atinge sua fase moderna, sistematizada pelas primeiras gramáticas e pela disciplina clássica.
2. Leia a cantiga abaixo:
Senhora, partem tão tristes
meus olhos por vós, meu bem
que nunca tão tristes vistes
outros nenhuns por ninguém.
Tão tristes, tão saudosos,
tão doentes da partida,
tão cansados, tão chorosos,
da morte mais desejosos
cem mil vezes que da vida.
Partem tão tristes os tristes
tão fora d’esperar bem,
Que nunca tão tristes vistes
Outros nenhuns por ninguém.
João Ruiz de Castelo Branco (Fonte: José de Paula Ramos Jr e outros. Literatura Portuguesa. São Paulo. Ática: 1994. Apud Helena Bonito Pereira. Toda a literatura portuguesa e brasileira. São Paulo. FTD: 2000).
Sobre a cantiga acima, de João Ruiz de Castelo Branco, é incorreto afirmar que:
a) Representa a poesia do Humanismo em Portugal, na transição da Idade Média para o Renascimento.
b) Comparada com as cantigas trovadorescas, mostra mais intimidade do amante em relação à mulher amada.
c) O eu lírico é masculino, assim como nas cantigas de amor.
d) Não tem o amor como tema, ao contrário do que ocorria no Trovadorismo.
e) Usa figuras de linguagem, como a metonímia, tornando-a mais sofisticada do que as cantigas trovadorescas.
3. Identifique os pares em que letras diferentes representam o mesmo fonema (não há somente uma alternativa correta).
a. azedar – exemplo.
b. azedar – casebre.
c. máximo – aceitar.
d. baliza – censo.
e. extrair – espontâneo.
f. jeito – gesto.
g. guloso – justiça.
4. Assinale a alternativa incorreta sobre Gil Vicente.
a. Gil Vicente é considerado o fundador do teatro português porque foi o primeiro autor a impor o texto escrito às representações teatrais.
b. Antes de Gil Vicente, o teatro era encenado nos palácios, praças, igrejas e abadias, mas não escritos, ou seja, não havia a configuração de uma produção literária de natureza dramática.
c. A obra de Gil Vicente é representativa de um período de transição – da Idade Média para o Renascimento.
d. O ponto de vista do autor é o de um homem da Idade Média, pasmo diante da ganância e as preocupações mundanas do homem renascentista, daí a aliança entre um teatro profundamente religioso e, ao mesmo tempo, de crítica social.
e. O teatro de Gil Vicente, cuja primeira obra foi apresentada em 1502, portanto em pleno Renascimento, seguiu rigorosamente os padrões clássicos então em voga.
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1 - F , V , F , V
2- D
3 - A, B, C, E, F
4 - D
2- D
3 - A, B, C, E, F
4 - D
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