1. Sobre as implicações na saúde mental resultantes da pandemia do COVID-19, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO ou F para FALSO: I. O número de pessoas que têm sua saúde mental afetada no decorrer das pandemias tende a ser maior que o número de pessoas infectada pelo vírus. II. A pandemia e as medidas de contenção, como quarentena, distanciamento social e autoisolamento, não têm impacto prejudicial na saúde mental das pessoas. III. As preocupações com a própria saúde e a de seus entes queridos (especialmente os que fazem parte do grupo de risco), bem como a incerteza sobre o futuro, podem gerar ou exacerbar o medo, a depressão e a ansiedade IV. Estudos têm identificado sintomas de depressão, ansiedade e estresse nas pessoas, como consequências da pandemia, com destaque para incidência desses sintomas em profissionais da saúde. As assertivas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE: e) V, F, V, F. A) V, V, F, V. B) V, F, V, V. C) V, V, V, V. D) V, F, F, V
Soluções para a tarefa
Quanto aos impactos da pandemia do COVID-19 na saúde mental das pessoas, pode-se afirmar que as assertivas I, II, III e IV são, respectivamente, V - F - V - V (Alternativa B).
Impactos da pandemia na saúde mental
O surto da COVID-19, doença infecciosa respiratória aguda causada pelo SARS-CoV-2, passou a ser considerado uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde em março de 2020.
Nesse sentido, estar diante de uma doença cuja transmissibilidade é elevada, gerou sensações de medo e insegurança relacionados a possibilidade de contrair o vírus, de morrer, de transmitir a figuras significativas e as perder, de ter sequelas graves, entre outros aspectos.
Além disso, as medidas de contenção do vírus, como o isolamento e o distanciamento sociais, também geram impactos significativos, a medida em que as pessoas tem sua interação social limitada, prejudicando a obtenção de apoio emocional.
Assim sendo, as afirmativas podem ser classificadas em:
- (VERDADEIRO) O número de pessoas que têm sua saúde mental afetada no decorrer das pandemias tende a ser maior que o número de pessoas infectada pelo vírus.
- (FALSO) A pandemia e as medidas de contenção, como quarentena, distanciamento social e autoisolamento, não têm impacto prejudicial na saúde mental das pessoas.
- (VERDADEIRO) As preocupações com a própria saúde e a de seus entes queridos (especialmente os que fazem parte do grupo de risco), bem como a incerteza sobre o futuro, podem gerar ou exacerbar o medo, a depressão e a ansiedade.
- (VERDADEIRO) Estudos têm identificado sintomas de depressão, ansiedade e estresse nas pessoas, como consequências da pandemia, com destaque para incidência desses sintomas em profissionais da saúde.
Aprenda mais sobre saúde mental na pandemia:
https://brainly.com.br/tarefa/24998465
#SPJ4
Resposta: V-F-V-V
Explicação: A pandemia e as medidas de contenção, como quarentena, distanciamento social e autoisolamento, DEIXOU um impacto prejudicial na saúde mental das pessoas.