1) Segundo Platão, pode-se ensinar a virtude? Explique.2) Qual a relação que faz Platão entre as divisões da alma e as divisões da polis (cidade)? Por que ele usa essa analogia?3) Explique o lugar da ideia do Bem e da Justiça na ética platônica.
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1) Segundo Platão, a virtude não é aprendida mas tampouco é intrínseca ao homem. Mas sim é fruto de uma busca por algum fundamento inabalável através da troca de experiência e influência pelas pessoas. A ciência dos valos morais é essencial para a educação moral dos cidadão e precisa ser regulada através do princípio da Ideia.
2) A relação é do papel que cada divisão da alma ou cada divisão da cidade precisa cumprir para que haja a justiça. No caso da alma, temos o papel do apetite como conservação do corpo e da vida, o papel da paixão na indignação perante a injustiça na sociedade e o papel da razão que subordina tanto o apetite quanto a paião. Já no caso da polis, temos os papéis dos trabalhadores, magistrados e guerreiros, cada membro da comunidade cumprindo sua função para gerenciar a cidade.
Essa analogia é utilizada para questionar quando ocorre a justiça plena, que ocorreria quando as três classes sociais e os elementos constitutivos do homem estiverem ordenados hierarquicamente, gerando a harmonia na sociedade e na alma.
3) O Bem e a Justiça são princípios supremos. Existem três eixos na ética platônica, dois eixos acentuando-se e movendo em paralelo, que seriam a Justiça e o Bem, e o terceiro eixo que seriam as virtudes humanas e a ordem política. Através da analogia celestiais, poderíamos classificar a Justiça como o fundamento de toda a ordem a ordem cósmica e o Bem como o Sol.
Espero ter ajudado! :)
1) Segundo Platão, a virtude não é aprendida mas tampouco é intrínseca ao homem. Mas sim é fruto de uma busca por algum fundamento inabalável através da troca de experiência e influência pelas pessoas. A ciência dos valos morais é essencial para a educação moral dos cidadão e precisa ser regulada através do princípio da Ideia.
2) A relação é do papel que cada divisão da alma ou cada divisão da cidade precisa cumprir para que haja a justiça. No caso da alma, temos o papel do apetite como conservação do corpo e da vida, o papel da paixão na indignação perante a injustiça na sociedade e o papel da razão que subordina tanto o apetite quanto a paião. Já no caso da polis, temos os papéis dos trabalhadores, magistrados e guerreiros, cada membro da comunidade cumprindo sua função para gerenciar a cidade.
Essa analogia é utilizada para questionar quando ocorre a justiça plena, que ocorreria quando as três classes sociais e os elementos constitutivos do homem estiverem ordenados hierarquicamente, gerando a harmonia na sociedade e na alma.
3) O Bem e a Justiça são princípios supremos. Existem três eixos na ética platônica, dois eixos acentuando-se e movendo em paralelo, que seriam a Justiça e o Bem, e o terceiro eixo que seriam as virtudes humanas e a ordem política. Através da analogia celestiais, poderíamos classificar a Justiça como o fundamento de toda a ordem a ordem cósmica e o Bem como o Sol.
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