1) Se o tecido epitelial é avascular, como é feita a sua nutrição ?
2) Como se classificam as glândulas quanto à maneira pela qual o produto de
secreção é expelido ?
3) O tecido adiposo é um tipo especial de conjuntivo. Cite as suas funções.
4) Quais são as células que constituem o tecido nervoso? Desenhe a principal delas,
indicando suas partes.
5) Quais são os 3 tipos de tecido muscular? Diferencie-os.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - No tecido epitelial não existem vasos sanguíneos. Sendo assim, sua nutrição e sua oxigenação são de responsabilidade de capilares do tecido conjuntivo adjacente.
2 - As glândulas exócrinas podem ser classificadas, de acordo com o modo de liberação da sua secreção, como merócrinas, holócrinas e apócrinas. Nas glândulas merócrinas, como o pâncreas e a glândula sudorípara, a secreção é liberada por exocitose, sem perda de outro material celular.
3 - O tecido adiposo apresenta as funções de isolante térmico, de proteção dos órgãos contra choques mecânicos e de reserva energética.
4 - Tais tecidos são compostos pelos neurônios e células da glia. As células do sistema nervoso dividem-se em: Neurônios – os quais são responsáveis pelas funções receptivas. Células da Glia ou Neuróglia – as quais são responsáveis pela sustentação e pela proteção dos neurónios.
5 - Há três tipos de tecidos musculares: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco, sua caracterização histológica é baseada na presença de estriações no citoplasma da célula, quantidade de núcleos e localização do núcleo dentro da célula.
Músculo estriado esquelético : O músculo estriado esquelético é constituído por células alongadas, com 10 µm a 100 µm de diâmetro e 30 cm de comprimento. Essas células são formadas pela fusão de células precursoras denominadas miócitos, sendo, por isso, multinucleadas. Os núcleos ocupam as porções mais periféricas da célula.
Músculo liso : O músculo liso apresenta células fusiformes, espessas no centro e afiladas nas pontas, com cerca de 3 µm a 10 µm de diâmetro e comprimento variado, dependendo de sua localização – em vasos sanguíneos, por exemplo, podem apresentar cerca de 20 µm, já no útero, durante a gestação, cerca de 500 µm. Além disso, seus núcleos são centrais.
Músculo estriado cardíaco : O músculo estriado cardíaco ou, simplesmente, músculo cardíaco está presente no coração. Ele atua na contração desse órgão, permitindo, assim, o bombeamento de sangue para todo o organismo.
Explicação:
4 -
Resposta:
1) Sua nutrição ocorre por difusão pela membrana basal, os nutrientes chegam a partir dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo, que é vascularizado.
2) Exócrinas - secretam para a superfície externa ou interna, mas as secreções não são despejadas na corrente sanguínea e sim em órgãos (ex: sudoríparas, mamárias, as do fígado).
Endógenas - eliminam sua secreção na corrente sanguínea. O produto da glândula endógena é o hormônio.
3) Proteção, absorção, secreção e excreção. Ele reveste os órgãos e é responsável pela formação das glândulas.
4) Neurônios e as células da Glia. A principal célula é o neurônio (foto).
5) Tec. Muscular LISO, ESTRIADO ESQUELÉTICO e ESTRIADO CARDÍACO.
Liso - células mononucleadas alongadas, sem "estrias". É encontrado nas paredes de órgãos ocos (estômago, útero, bexiga).
Estriado Esquelético - células com vários núcleos e estrias transversais, as células são alongadas e apresentam a capacidade de contração (ossos).
Estriado Cardíaco - células mononucleadas, contrações involuntárias e ritmadas (coração - miocárdio).
https://brainly.com.br/tarefa/43470446
https://brainly.com.br/tarefa/43471422
https://brainly.com.br/tarefa/43472290
https://brainly.com.br/tarefa/43472782
https://brainly.com.br/tarefa/43470446
https://brainly.com.br/tarefa/43471422
https://brainly.com.br/tarefa/43472290
https://brainly.com.br/tarefa/43472782