1.Quais são as principais características da Caatinga?
2.Descreva-as no seu caderno. Cite argumentos contrários e favoráveis à transposição das águas do rio São Francisco.
3.Quais aspectos socioeconómicos ligados à produção açucareira marcaram a organiza ção do espaço nordestino ao longo do século XVI?
4.Explique como se deu a ocupação e a organização do espaço nordestino no período colonial.
se vcs responderem essa vc esta de parabens pela sua inteligencia
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - A Caatinga apresenta clima semiárido, vegetação com pouca folhas e adaptadas para os períodos de secas, além de grande biodiversidade.
2 - ARGUMENTOS FAVORÁVEIS: distribuição de água em uma região semiárida, utilização da água para irrigação, geração de empregos devido a obra e novas áreas agricultáveis, diminuição de êxodo rural.
ARGUMENTOS CONTRÁRIOS: o custo e sua mutação, contra a agressão à natureza que será cometida no entorno do rio, prejudicando flora e fauna das regiões socorridas pela transposição.
3 - Formação de latifúndios, desenvolvimento de monocultura, trabalho escravo com pessoas trazidas da África e mão de obra barata.
4 - Ao longo do século XVI, a organização do espaço nordestino esteve relacionada à economia canavieira, que proporcionou poder político e econômico à região no período colonial. As condições naturais, a existência de latifúndios, o desenvolvimento da monocultura e o trabalho escravo garantiu a produção açucareira, atividade que é desenvolvida até hoje no Nordeste. A criação de gado foi outra atividade econômica que se desenvolveu no Nordeste, inicialmente relacionada à produção de açúcar.
:)