1. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena, vocês conhecem? Ou já tiveram contato em apresentações seja presencialmente, pela internet e/ou tv?
2. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz africana, vocês conhecem? Ou já tiveram contato em apresentações seja presencialmente, pela internet e/ou tv.
3. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz afro-brasileira vocês conhecem? Ou já tiveram contato em apresentações seja presencialmente, pela internet e/ou tv.
4. Como você acha que acontece a criação e produção de espetáculos teatrais destes grupos?
5. Como você acha que acontece a divulgação e circulação de espetáculos teatrais destes grupos?
6. Como você acha que acontece a organização da atuação profissional destes artistas e grupos?
Soluções para a tarefa
1) Pode-se citar Aílton Krenak como exemplo de artista que possui matriz indígena. O artista também é um dos militantes indígenas reconhecido pelo movimento até os dias atuais.
Krenak protestou na Assembleia Nacional Constituinte, em 1987, ao pintar o seu próprio rosto em reivindicação pelos direitos dos indígenas. A ação de Aílton foi considerada um protesto, pois o indígena, que estava vestido de branco, utilizou da tinta preta do jenipapo para protestar contra o retrocesso das leis em relação à comunidade indígena.
Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/30517471
2) Pode-se tomar como referência a Cia Balé de Rua da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, dirigida por Fernando Narduchi. O grupo aborda a matriz das Danças Africanas em seus espetáculos, juntamente com outras danças, como:
- O Samba.
- O Hip-Hop.
- A Dança Contemporânea.
O intuito do grupo é o desenvolvimento de uma identidade própria, a profissionalização da cia e a conquista de um espaço no cenário da dança brasileira. Assim, vê-se a presenta da brasilidade em grupos como a Cia Balé de Rua.
Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/39424767
3) Sobre grupos de matriz afro-brasileira, pode-se citar o Grupo Suave do Rio de Janeiro, o qual possui uma experiência com as danças Dancinha, Passinho Carioca e o Funk Carioca, de forma geral.
O Funk possui influências de danças como o Samba, o Kuduro e a Mapouka, assim, considera-se que a proposta da Cia Suave é a experimentação com danças africanas e afro-brasileiras. Para mais a experimentação com a Dança Contemporânea e a pesquisa com o elemento sonoro também caracterizam a companhia.
Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/30517471
4) A criação e produção fazem parte do processo de composição de um espetáculo teatral. Assim, para além da atuação, são considerados a função de criação, exercida pelo diretor, e a de produção, que pode ser exercida por variados profissionais como o maquinista, o figurinista e o cenógrafo.
Apesar de a criação ser a função do diretor, deve-se apontar ação do dramaturgista no desenvolvimento deste processo. O dramaturgista fará pesquisas que auxiliem no processo de criação e estimulará o diretor a chegar onde se almeja.
Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/23276219
5) A divulgação e a circulação são partes essenciais para a composição de uma peça teatral, pois auxiliam que o público fique ciente sobre a apresentação da peça. É preciso destes elementos para que haja a propagação da notícia sobre o espetáculo.
A divulgação e a circulação são meios utilizados por profissionais destas áreas para que o público saiba sobre a existência da peça teatral e sua apresentação. Para isso, é possível utilizar de meios de comunicação impressos, televisivos ou digitais.
Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/25941803
6) A organização pode acontecer das mais variadas maneiras, como a exemplo destas:
- Convocação de ensaios semanais.
- Convocação de ensaios extras, quando preciso.
- Separação de um ensaio para a ação do dramaturgista com o coletivo.
- Separação de um ensaio ao ar livre, onde pode haver mais espaço do que a sala de ensaio.
A seleção destas e de outras ações cabe ao diretor da peça, o qual usualmente entra em contato com o coletivo e, após isso, expõe as suas escolhas de organização ao grupo. No teatro preza-se a organização através do coletivo.
Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/30517471