1 Preencha as lacunas com as formits verbais empilhados: Observe o modelo. a) Parece que um dos rojdes explodiu (explodir) e leriu (ferir) uma criança. b) Essa e uma das empresas que c) Se você é quem os conselhos dos especialistas. d) Não pense você que sou dessas que e) O numero de jovens que já muito nos últimos anos. D Ele não é daquelas pessoas que e) Uma das pessoas que h) Talvez um dos professores substitutos D Esse segmento, um dos que mais indiretos. D Uma das maiores crises favorece os últimos dez anos (oferecer) viagens de interchmbio cultural. (enfrentar) problema de insônia, (procurar) seguit (esperar) tudo cair do céu. (provar) drogas antes dos doze anos (aumentar) (guardar) mágoa. (nadar) na represa ontem à noite (morrer). (poder) ficar com a classe no intervalo. (crescer) no pais, (gerar) muitos empregos (atingir) os paises ricos.
gente quem poder responder agora eu agradeço eu preciso muito por que amanhã cedo eu tenho que entregar me ajudem por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
No fim dos anos 80, com o processo de redemocratização do Brasil houve um forte apelo à participação popular para a construção das bases da nova Constituição que regeria o país. Esse processo resultou em um novo olhar para crianças e adolescentes como sujeitos de direitos.
Neste contexto, diversas leis foram criadas, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que, entre outras coisas, estabelece a criação de conselhos responsáveis por elaborar diretrizes para políticas públicas para crianças e adolescentes, assegurando também a participação popular por meio de organizações da sociedade civil.
“Era necessário uma gestão para a política da proteção integral, diferente das que tínhamos até 1988, uma gestão compartilhada. Só desse modo você pode fazer com que crianças e adolescentes tenham, de fato, suas garantias, direitos humanos e sociais, postos na lei e efetivados”,
Irandi Pereira, doutora em educação e conselheira no primeiro mandato do Conanda (1992-1994).
Assim, em 1991, foi implementado o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - Conanda, principal órgão do sistema de garantia de direitos. Dentre as principais atribuições do Conselho, por meio de gestão compartilhada entre governo e sociedade, estão a definição de políticas para a área da infância e adolescência e de normas gerais e fiscalização de tais ações; o acompanhamento da elaboração e execução do Orçamento da União, garantindo a destinação privilegiada de recursos para políticas direcionadas a essa população; além da gestão do Fundo Nacional da Criança e do Adolescente (FNCA).
Em 30 anos de atuação, o Conanda tem seguido firme em sua missão de garantir que os direitos de crianças e adolescentes, em qualquer contexto, sejam observados e respeitados.