1)
Por que podemos afirmar que entre o discurso da inclusão e a prática da inclusão ainda existe um grande abismo?
Alternativas:
a)
Porque falta ainda por parte dos professores boa vontade pra incluir as pessoas que apresentam algum tipo de deficiência.
b)
Pelo fato de não termos conseguido eliminar práticas do dia a dia que ainda excluem portadores de deficiências do direito de realizar as atividades mais comuns, como ir ao banheiro de maneira independente, por exemplo.
c)
Pelo simples fato dos administradores escolares ainda não terem conseguiram entender as políticas afirmativas implementadas nos últimos anos.
d)
Porque por mais que as escolas estejam preparadas e os educadores muito bem instruídos, nossos governantes ainda não entenderam a importância da continuação de políticas afirmativas como esta.
2)
Entendendo o preconceito como uma construção social passível de ser desconstruída, qual seria a alternativa mais indicada para explicar como surgem os preconceitos sociais?
Alternativas:
a)
Surgem da incapacidade da escola em criar condições para lidar com os conflitos sociais que são apresentados, apelando na maioria das vezes para a agressão verbal e física contra alunos que não se encaixam nos modelos instituídos pela escola e sociedade.
b)
A sociedade da qual fazemos parte acaba nos apresentando padrões de beleza, comportamento e inteligência, e quem não se encaixa nestes estereótipos pode se tornar vítima de preconceito.
c)
Acabam se originando da incapacidade do ser humano em pensar sob a perspectiva da empatia, pressuposto essencial para a criação de estereótipos vinculados ao preconceito.
d)
Preconceito, seja ele de qualquer forma, é algo intrínseco ao ser humano, ou seja, não pode ser entendido como uma construção social, mas sim como um pressuposto biológico.
3)
Que modelo de escola devemos lutar para instituir em nossa sociedade?
Alternativas:
a)
Um modelo que foque no respeito do aluno para com o professor, situação tão corriqueira em um passado recente.
b)
Uma escola que priorize o "nós" e não apenas o "eu", promovendo assim o respeito à diversidade humana.
c)
Um modelo que busque trabalhar o respeito à diversidade cultural priorizando formas de compreensão homogêneas da realidade.
d)
Uma escola que valorize a figura do professor como detentor único do conhecimento a ser repassado aos alunos.
4)
A sociedade atual está acostumada a receber muitas informações, mas poucos são os que procuram transformar estas informações em conhecimento. Como uma situação tal qual a esta acaba se refletindo na escola?
Alternativas:
a)
Como a produção de conhecimento é difícil de realizar, o que acaba acontecendo é a escola tendo que se conformar a mais esta realidade e conviver com a massificação da informação.
b)
Na escola acabamos não vivenciando diretamente as consequências da massificação da informação, já que são criadas as oportunidades necessárias para que o aluno produza conhecimentos.
c)
A falta de espaços na escola para discussões como esta, onde informações são simplesmente despejadas nos alunos, acaba reforçando ainda mais os conflitos existentes no ambiente escolar.
d)
Como na escola trabalhamos com muita informação, os alunos já estão acostumados a produzir conhecimento desde os primeiros anos de sua vida escolar.
5)
Uma das causas do não respeito as diversidades presentes no âmbito escolar é o bullying, situação corriqueira e tão comentada nos mais diversos meios de comunicação. Qual alternativa a seguir apresenta a definição mais coerente sobre este conceito?
Alternativas:
a)
Em relação ao bullying, por ser um termo ainda recente no Brasil, muitas dúvidas ainda existem em relação a esta prática. Fato é que só ocorre quando há uma pessoa provocando a outra.
b)
Podemos defini-lo como uma prática constituída de pequenos atos, como colocar apelidos pejorativos nos colegas, realizar piadas com a forma de se falar, de se vestir e, em alguns casos, transforma-se até em atitudes de agressão.
c)
O bullying é uma prática que envolve o desrespeito dos alunos para com o professor e que acaba tendo como consequência o uso da violência por uma das partes.
d)
A prática do bullyin deveria ser entendida como uma prática comum e necessária para o fortalecimento da personalidade competitiva do sujeito.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
todas alternativas corretas.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás