1)Por que o texto da pergunta,no primeiro quadrinho, não apresenta um traço como nós demais ?
2)Qual é a expectativa de resposta para essa pergunta convencional?
3)Compare as personagens e as formas verbais usadas no segundo e no terceiro quadrinhos para caracterizar as ações dos adulto.Em que elas diferem ?O que explica essa diferença?
4)A personagem da tira,no segundo quadrinho, emprega a expressão a gente mas faz concordância da maioria dos verbos com a 1ª pessoa do plural.Que efeito é obtido com esse uso ?
Soluções para a tarefa
Olá.
1. Porque não se trata de uma fala do personagem do quadro, mas da fala de alguém fora do quadro ou simplesmente de uma frase que introduz o tema da tirinha.
2. A expectativa é de que a criança responda a profissão que gostaria de exercer (médico, advogado, professor, jogador de futebol, etc).
3. No segundo quadro, os verbos estão na 1a pessoa do plural (nós). No terceiro quadro, estão na 3a pessoa do plural (eles).
》O que explica isso é o fato de o personagem ser criança. Assim, ele se inclui nas ações da infância e se afasta das ações dos adultos.
4. O efeito obtido é de informalidade, causando maior aproximação com o público, pois se parece mais com a forma de as pessoas falarem no dia a dia.
Bons estudos!
1. No primeiro quadrinho, o texto da pergunta não acompanha um traço por se tratar da fala de um personagem externo à tirinha.
Tirinha
A tirinha é um gênero textual que consiste na articulação de elementos de linguagem verbal (como palavras, onomatopeias e sinais de pontuação) e linguagem não-verbal (como balões, cores e ilustrações) ao retratar uma situação fictícia que, geralmente, tem o intuito de tecer uma crítica social.
Aprenda mais sobre a tirinha: https://brainly.com.br/tarefa/35722907
2. Espera-se que a pergunta que introduz a tirinha seja respondida com alguma profissão.
Analisando a tirinha
O sentido da tirinha de Benett é construído sobre a pergunta de senso comum "o que você quer ser quando crescer?", que, geralmente, é respondida com uma perspectiva de carreira profissional.
Essa expectativa é quebrada quando a personagem da tira, em vez disso, promove uma reflexão acerca da diferença entre "crescer" e "ser adulto".
Aprenda mais sobre a tirinha: https://brainly.com.br/tarefa/27887080
3. No segundo quadrinho, a personagem da tirinha emprega verbos da primeira pessoa; no terceiro quadrinho, ela conjuga os verbos na terceira pessoa.
Primeira pessoa do plural
No segundo quadrinho, a personagem supõe ter crescido e se inclui nas características típicas dos adultos ao elencá-las na primeira pessoa do plural:
- Nós não brincamos;
- Nós não imaginamos;
- Nós perdemos.
Terceira pessoa do plural
No terceiro quadrinho, a personagem, de volta ao lugar de criança, segue elencando ações típicas de adultos, agora na terceira pessoa do plural:
- Eles só trabalham;
- Eles só pensam em dinheiro;
- Eles não têm tempo;
- Eles ficam infelizes, frustrados.
Aprenda mais sobre tempos verbais: https://brainly.com.br/tarefa/823500
4. A presença da expressão "a gente vira adulto" no segundo quadrinho da tira marca a informalidade na fala da personagem.
Linguagem coloquial
Denomina-se linguagem coloquial aquela por meio da qual nos comunicamos em situações informais, no dia a dia, não necessariamente observando a norma culta da língua.
Na tirinha, por tratar-se de uma personagem infantil, o autor opta por esse tipo de linguagem para emular a fala mais simplificada da criança.
Aprenda mais sobre variações linguísticas: https://brainly.com.br/tarefa/25617416